terça-feira, 28 de julho de 2009

Varela, Pereira e Belluschi

Alguns dos receios iniciais motivados pela saída de três dos principais titulares do plantel, Lucho, Lisandro e Cissokho, começam pouco a pouco a dissipar-se à medida que vemos a equipa evoluir e nos vamos apercebendo das capacidades dos novos jogadores recém chegados.
Silvestre Varela é um jogador bem conhecido de todos nós pelas presenças nas selecções jovens e do qual já existiam indicações de possuir uma boa qualidade técnica e poder físico. Não constitui surpresa, portanto, que o avançado tenha vindo a demonstrar que é uma mais-valia para a equipa, pontuando as suas exibições com bons pormenores e reforçando a boa impressão que já tinha deixado nos jogos anteriores, ainda que, frente ao Lyon, tenha estado alguns furos abaixo do que já provou ser capaz de fazer.
Já o Álvaro Pereira tem sido para mim uma belíssima surpresa. O uruguaio tinha sobre os ombros o peso de fazer esquecer Cissokho o mais rapidamente possível e todos nós sabíamos o quanto isso seria difícil visto que o francês tinha vindo resolver, com inteiro sucesso, uma séria e prolongada lacuna da equipa que era a posição de lateral esquerdo. A verdade é que o defesa tem dado provas de que não deve absolutamente nada ao seu antecessor. Ou quase nada. Apesar de ter defendido o contrário numa entrevista dada a um jornal, não concordo que o jogador seja tão ofensivo como Cissokho, o que pode ser devido a alguma falta de entrosamento com os colegas mais avançados e com algum receio de deixar o sector recuado descompensado, o que é perfeitamente natural nesta fase. Ainda assim, é extremamente seguro a defender, rápido, possante e joga limpo. Um grande reforço para a próxima época, sem dúvida.
Por fim, uma última palavra para um jogador que acaba por ser mais uma demonstração cabal de como as coisas funcionam no FC Porto: sai um jogador extraordinário, Lucho González, e entra outro jogador extraordinário, Belluschi. O tempo dirá se estou a ser precipitado na análise mas, pelo que me foi dado a ver até ao momento, tudo indica que Belluschi é a grande contratação desta época. Veremos se tenho ou não razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário