quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mais uma fraude que aqui se denuncia

Eu já perdi a conta aos penáltis cometidos pelo David Luiz desde o início da época a que os árbitros fizeram vista grossa. A impunidade com que o central benfiquista comete faltas dentro da sua grande-área tem sido de tal forma descarada que até há quem brinque com o assunto, dizendo que os jogadores com penteado de palhaço gozam de um estatuto especial à luz dos regulamentos do futebol.
Frente ao Rio Ave, o David Luiz cometeu mais um penálti, desta vez sobre Bruno Gama, que o árbitro (finalmente!) assinalou. Ora, não tardou que a máquina propagandista encarnada entrasse em cena para tentar convencer as mentes simplórias do povinho de que o pobre jogador foi alvo de uma decisão errada do juiz da partida, tentando assim transformar em vítima aquele que tem sido réu praticamente todas as semanas. António Pedro de Vasconcelos, representante do Benfica no painel de comentadores residentes do programa Trio d'Ataque, transmitido pela RTPN, não se coibiu mesmo de alegar que o jogador foi vítima da pressão exercida contra ele.
Das opiniões manifestadas pelos analistas de arbitragem, destaco aqui as dos três ex-árbitros que constituem o Tribunal do Jogo, dos quais apenas Rosa Santos afirma que, não só o penálti foi bem assinalado, como terá ficado por mostrar um cartão vermelho:

Jorge Coroado - O penálti foi mal assinalado. David Luiz jogou somente a bola, e só depois se deu o contacto natural com Bruno Gama. A jogada foi limpa.

Rosa Santos - O penálti foi muito bem assinalado, mas o David Luiz deveria ter visto cartão vermelho em vez do amarelo, pois o jogador do Rio Ave encaminhava-se directamente para a baliza.

António Rola - O árbitro esteve mal. David Luiz lança-se para jogar a bola, joga-a, e só depois há o contacto inevitável, mas sem qualquer razão para grande penalidade.

Será que as imagens comprovam que o central benfiquista jogou efectivamente a bola e só depois se deu o toque na perna do adversário como defendem Jorge Coroado e António Rola? Ora vejamos:

1ª imagem - Neste momento, ainda não existe qualquer contacto do David Luiz com o adversário nem com a bola. No entanto, repare-se que a distância do seu pé esquerdo à perna do adversário é muito menor do que a distância do seu pé direito à bola.

2ª imagem - No preciso momento em que se dá o contacto entre a perna esquerda do David Luiz e a perna direita do Bruno Gama, constata-se facilmente que o contacto com a bola ainda não se deu.

3ª imagem - O contacto do pé direito do David Luiz com a bola só acontece posteriormente, logo, as imagens comprovam que o penálti foi bem assinalado.

Não se compreende nem se pode admitir que alguns órgãos de comunicação social, munidos das imagens televisivas e da tecnologia necessária para visualizar o lance em câmara-lenta, tentem manipular a opinião pública com uma versão distorcida dos factos. É sabido que uma grande percentagem da população é analfabeta e muitos portugueses não possuem acesso à Internet, estando assim mais expostos a estas tentativas de manipulação da informação. Cabe àqueles que dispõem dos meios, esclarecer os factos e denunciar as fraudes.

Nota: as imagens foram obtidas a partir do programa Trio d'Ataque e não sofreram qualquer alteração, como se pode comprovar no site da RTPN.

4 comentários:

  1. Ai, que memória tão curta!
    Que os centrais dos grandes clubes são "caceteiros" já nós sabemos!

    Mas com a historica figura Jorge Costa e o actual e eficiente Bruno Alves vir falar do David Luís é usar cabresto azul e branco!

    ResponderEliminar
  2. Que os centrais dos grandes clubes são "caceteiros" já nós sabemos!"

    Fica-lhe bem reconhecer isso, mas não reparou que o fulcro da questão aqui abordada não é tanto o caceteiro David Luiz mas sim o tratamento jornalístico que a imprensa deu ao lance, passando para o público uma visão distorcida dos factos? Ora vá lá ver as imagens que eu coloquei no blogue e diga lá se o contacto com a bola não se dá depois da falta...

    ResponderEliminar
  3. Então e que tal pôr as imagens onde os caceteiros do FCP referidos também incorreram em faltas por punir?
    E já agora o respectivo tratamento jornalistico!

    Querem ver que não há comunicação social afecta ao FCP? Também você só lê a afecta ao Benfica!

    Sempre reconhece ou não que o seu amigo Jorginho e o actual Bruno são caceteiros?

    ResponderEliminar
  4. Pois é, parece que esta semana houve mais uma agressão de Javi Garcia que passou em claro, esta com a agravante de ter ocorrido dentro da área do Benfica e com o jogo a decorrer, o que significa que, além do cartão vermelho, seria penalty. Vamos esperar pelas imagens e logo trataremos de as colocar aqui no blogue para que todos possam ver quem são os verdadeiros caceteiros que, protegidos pelo lobby lisboeta, vão distribuindo socos e pontapés todas as semanas com total impunidade.

    ResponderEliminar