sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD

Na sequência dos castigos hoje aplicados pela CD aos jogadores Hulk e Sapunaru, a SAD do FC Porto publicou um comunicado no seu site que aqui transcrevo:

«Após visionamento da lauta conferência de Imprensa do presidente da Comissão Disciplinar da LPFP, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD salientar o seguinte:

1 – O show off televisivo promovido, uma vez mais a expensas exclusivas do FC Porto, é um procedimento folclórico. Regista-se que só quando a CD da LPFP emite acórdãos que envolvam directa ou indirectamente o clube, sinta a necessidade de prestar contas ao mundo do futebol. Sigmund Freud já explicava esta expiação no início do século passado;

2 – No decorrer desse circo mediático, o presidente da CD da LPFP sublinhou o seu dever de neutralidade, desdizendo a parcialidade apregoada em entrevista recente ao jornal Record, escudando-se em regulamentos e esquecendo a boa ou má fé de quem tem o dever de os interpretar;

3 – O seu discurso, aparentemente sério e objectivo, não ilude a sua antiga atracção pelas câmaras. Apesar da verborreia elaborada, o essencial ficou por abordar: o que é um interveniente no jogo? E porque não comentou o parecer, junto aos autos, de reputado especialista em Direito Desportivo, Prof. Dr. Leal Amado, nem a opinião escrita e falada do Dr. José Manuel Meirim, que asseveram que os Assistentes de Recinto Desportivo não são intervenientes no jogo;

4 – Dissipada esta cortina de fumo, que esconde a questão basilar, resta perguntar ao presidente da CD da LPFP se os maqueiros, os bombeiros, os apanha-bolas, os jornalistas e, até, os vendedores de gelados e de algodão doce, são igualmente intervenientes no jogo, tal como os treinadores, adjuntos, médicos e dirigentes;

5 – Se convocou a Comunicação Social para dizer ao país aquilo que toda a gente já sabia - os atletas do FC Porto reagiram como qualquer bom chefe de família, depois de verbalmente provocados e fisicamente empurrados como gado, por seguranças privados travestidos com um colete -, mais valia que tivesse trancado a vaidade no gabinete, cingindo-se ao recato de um julgador;

6 – Se esta moda pega…;

7 – A louvada autonomia e celeridade apenas serve para mascarar a evidência, sancionada por todos os especialistas em direito: os ARD não são intervenientes no jogo, com reflexos abissais na moldura disciplinar acabada de aplicar;

8 – A consequência prática deste malabarismo é transformar uma moldura penal de um a quatro jogos em degredo desportivo (quatro e seis meses);

9 – A verdade desportiva também não passou por aqui…;

10 – Obviamente, os jogadores Givanildo Vieira de Sousa (Hulk) e Cristian Ionut Sapunaru vão recorrer ao Conselho de Justiça da FPF para reparação de tão grosseira leviandade;

11 – Quanto ao «rebuçado» do Helton, o futebol português, estamos certos, não o vai desembrulhar…

Porto, 19 de Fevereiro de 2010

O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD»

10 comentários:

  1. Caro Amigo e Portista,

    Certamente, já terás conhecimento de um movimento que está já em marcha com a finalidade de se levar a cabo uma acção de protesto perante toda esta vergonha desportiva que temos visto no decorrer desta época, mas que se pretende ordeira e pacifica, e a realizar na próxima 3ª feira, dia 23 de Fevereiro, às 18h na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional de Futebol, na cidade do Porto.

    Porque pretendemos que esta acção, envolva o maior número de adeptos Portistas, numa acção concertada, jamais vista até hoje, e promovida apenas e só por Portistas «anónimos», precisamos do teu apoio para tornar este nosso sonho possivel, enquanto responsável que és deste teu espaço azul-e-branco na 'internet'.

    Posto isto, o que te queremos propor é muito simples:

    - aceitas publicar no teu espaço um anúncio que te encaminharemos em breve e mantê-lo em 1º plano até à próxima 3ªfeira, como acção publicitária do referido movimento?

    Outras acções estão já também a ser ponderadas para ocorrer no próximo fim-de-semana desportivo na cidade do 'Dragão', mas porque não sabemos se essas poderão vir ainda a ser colocadas em prática, dado o pouco tempo útil já disponivel, no minimo, queremos levar a efeito e concretizar esta acção conjunta na 'internet' Portista.

    Portanto, aceitas ou não este nosso repto para aderir a este movimento?

    Necessitamos da tua resposta o mais urgente possivel!

    O tempo urge... estamos em contra-relógio, por isso, esperamos rapidamente pela tua resposta.

    Junta-te a nós... vamos mostrar como até hoje nunca aconteceu, publicamente, toda a força das gentes 'anónimas' do melhor clube Portuguôes, o (nosso) FC Porto!!!

    Cumprimentos,
    blog GDI - um dos aderentes do movimento"

    ResponderEliminar
  2. Por favor, coloque o anúncio disponível na Internet e indique-me o endereço onde poderei obte-lo. terei todo o interesse, não só em colocá-lo no meu blog, mas também em divulgá-lo.

    ResponderEliminar
  3. Aqui vai o link onde poderá encontrar a imagem:

    http://guerreirosdainvicta.blogspot.com/2010/02/sonho-premonitorio-23-fevereiro.html

    ResponderEliminar
  4. "resta perguntar ao presidente da CD da LPFP se os maqueiros, os bombeiros, os apanha-bolas, os jornalistas e, até, os vendedores de gelados e de algodão doce, são igualmente intervenientes no jogo, tal como os treinadores, adjuntos, médicos e dirigentes"

    um médico é um interveniente mas um maqueiro já não? um apanha-bolas não intervém mais num jogo, podendo atrasar a fluência do jogo, do que um dirigente? só se for em comparação com os dirigentes do Porto que compram os árbitros com fruta e café!

    ResponderEliminar
  5. Espero que chova "picaretas" a essa hora e nesse local!

    ResponderEliminar
  6. "Espero que chova "picaretas" a essa hora e nesse local!"

    Quero agradecer-lhe por me ter oferecido esta piada tão gira. Por momentos senti-me recuar aos tempos de escola em que também eu dizia piadas destas. Depois cresci e perdi essa inocência infantil.

    ResponderEliminar
  7. Antes a inocência infantil que a corrupção adulta que tu defendes aqui diariamente!

    ResponderEliminar
  8. "Antes a inocência infantil que a corrupção adulta que tu defendes aqui diariamente!"

    Lamento, mas deve estar a confundir-me com outra pessoa. Eu não defendo o SL Benfica.

    ResponderEliminar
  9. Claro que não, mas eu também não, e quanto a corruptos, não te faças de parvo, porque já és!
    Como tal defendes o FCP = corrupto!

    ResponderEliminar
  10. Deixe-me fazer-lhe novamente uma pergunta a que você tratou de não responder: você acredita na verdade desportiva desta liga?

    ResponderEliminar