quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mais um insulto à inteligência dos cidadãos

Ao longo da semana, a Benfica TV permitiu que o advogado Pragal Colaço fizesse, por várias ocasiões, apelos à violência e incitamentos aos benfiquistas para que pegassem em armas e fizessem uma guerra contra os portistas. Hoje, o Benfica teve o descaramento de publicar um comunicado no seu site oficial onde, hipocritamente, procura passar uma imagem de falso moralismo, apelando para que a final da Taça de Portugal entre o FC Porto e Chaves, que se irá realizar no Domingo no Estádio Nacional, "decorra num clima de absoluta normalidade". O clube da Luz tem ainda o despudor de criticar os responsáveis do FC Porto por não terem condenado publicamente os incidentes ocorridos em torno do clássico Porto-Benfica, mas nunca, em momento algum do seu comunicado, assume a responsabilidade pelas inqualificáveis afirmações de Pragal Colaço no seu canal oficial, afirmações essas que constituem, além do mais, um crime aos olhos da lei. Fica assim no ar a dúvida se não estaremos na presença de uma cobarde desresponsabilização do clube lisboeta  para com os incidentes que se prevêem que venham a acontecer, uma vez que, tal como foi amplamente divulgado através da Benfica TV, a retalização dos benfiquistas contra os adeptos portistas "já está programada e irá acontecer". 
Refira-se ainda que a imprensa lisboeta, que durante a semana foi incapaz de denunciar os referidos apelos à violência difundidos através da Benfica TV, não perdeu tempo a vir agora dar conta do comunicado do Benfica, contribuindo assim para induzir na opinião pública uma falsa imagem de moralismo que, na verdade, não passa de mais um insulto à inteligência dos cidadãos.

14 comentários:

  1. Caro O Porto..., cá estou então a comentar no seu blog. Já não é a primeira vez, mas presumo que o meu comentário no seu post anterior lhe tenha passado despercebido, dada a acessa discussão com o Marinho. Como julgo ser ainda relevante, aqui o deixo novamente:

    --------------------

    Cá estou a comentar como prometido. O meu comentário é curto e resume-se a isto:

    O Pragal Colaco (do pouco que vi dele na BenficaTV) representa muito mas mesmo muito daquilo que eu pretendo ver fora do meu clube. Faccioso, parcial e radical na maior parte das intervencões que vi. Também aqui discordo dele, não porque não ache que o que se passou no Porto e em Braga é de uma gravidade extrema (também a merecer uma investigacão mais atenta, não lhe tinha ficado mal referi-lo) mas porque não é por um código de conduta de guerrilha e retaliacão que me movo.

    Num clube com tanto adepto e simpatizante, já se sabe que haverá sempre maralha desta. É mau para a BenficaTV que albergue estas correntes de opinião (já critiquei a BTV no blog do AB, se se lembra), mas se quisesse ser mais isento e moderado, faria pelo menos referência ao facto de o moderador do programa e restantes benfiquistas (no estudio e em casa) contradizerem o Pragal Colaco e tentarem demonstrar que a suas opiniões estão nos antípodas da dele. Ou será que um é mais benfiquista que os outros só porque lhe dá mais jeito?

    Mais uma vez, convido-o a fazer com o seu FCP o mesmo exercício que fiz agora mesmo com o SLB. Olhe para dentro e veja qual a postura do seu presidente ao longo dos anos. "Guerrilha" poderia definir a atitude de Pinto da Costa à frente do FCP. É verdade que defender este tipo de comportamentos numa televisao de um clube é inenarrável e deverá ser a todo o custo evitado no futuro (punido até). Mas mais uma vez, não nos tente convencer que da parte do FCP e principalmente de Pinto da Costa, tudo são ramos de oliveira e pombas brancas. Digo-lhe mais, Pinto da Costa é o mestre da guerrilha clubística, uma característica que de resto a sua tão odiada "imprensa de Lisboa" sempre lhe gabou, a cobro de elogios como "mestre do sarcasmo e dos jogos psicológicos". Foram anos e anos a corroer os alicerces. Não se queixem agora porque os outros possam estar a levantar umas telhas (ou fazendo-o, e tem esse direito, admita pelo menos o que está para tras).

    --------------------------

    No que diz respeito a este comunicado do Benfica, parece-me bem, como não podia deixar de ser. É um apelo para dentro, para as franjas mais radicias que (também) temos no nosso clube, e que espero não ver de todo este fim-de-semana. Quanto ao resto desejo que seja um dia de festa, que as gentes de Chaves bem precisam após esta época que não lhes correu pelo melhor.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    Ainda mais ridiculas são as explicações que a besta do Colaço deu para os incitamentos claros que andou a fazer. Cá para mim disseram à mulher do tipo (se a tiver) e ela em casa deu-lhe na tromba e obrigou-o a fazer uma figura de puro benfiquista, a meter os pés pelas mãos, agarrado a um livro que não deve fazer ideia sobre o que se trata. Até os tipos ao lado dele estavam para morrer de vergonha.
    Engraçado é o slb, vir com comunicados de merda - até aprece que vão jogar a final - mas dar tempo de antena a uma besta destas e não assumir que a postura deles é mesmo esta. É um orgão oficial do clube que está a difundir o que toda a gente ouviu, não foi um panfleto anónimo ou qualquer outra brincadeira qualquer. O macaco é enraçado mas não olha para o rabo.
    Saudações PORTISTAS

    ResponderEliminar
  3. Tenho a dizer apenas aquilo que digo há muitos anos: quando o Benfica tratar Pinto da Costa (e não o FCP) com total desprezo e sem responder a picardias (nem lancar as suas farpas), subirá logo à partida meia-duzia de degraus na reconstrucao desportiva do clube, dizimado na década de 90. Não responder a PC é à partida retirar-lhe o combustível, aquilo que tem funcionado como a sua principal forca motriz desde há muito: a guerra contra o Benfica, e contra Lisboa de uma forma geral. Entrar no seu jogo, como LFV infelizmente tem entrado desde há muito, é enveredar por um caminho tortuoso onde PC se sente como peixa na água, e o preco a pagar pela vitória é demasiado elevado em termos éticos e morais.

    Admitir isto (dos dois lados da fronteira) é algo cada vez mais distante, principalmente quando mesmo pessoas normalmente moderadas dão aso à sua clubite (que todos sentimos de quando a quando...uns mais "quando" que outros).

    ResponderEliminar
  4. A Câmara Municipal do Porto reagiu à acusação dos dragões, relativamente à saudação ao Papa Bento XVI, justificando que apenas se cumpriu a lei. Através de um comunicado assinado por Sampaio Pimentel, vereador da Protecção Civil, Controlo Interno e Fiscalização, a autarquia afirma tratar-se apenas do "cabal cumprimento da legislação em vigor".

    Leia o comunicado na íntegra:

    "1 - Inserido nos trabalhos de preparação geral da cidade, em particular da zona envolvente da Avenida dos Aliados, para a recepção ao Papa Bento XVI, o Departamento de Fiscalização da CMP realizou as acções que lhe competem no âmbito da programação global prevista para o espaço.

    2 - Tais acções que se têm intensificado após a recente criação do Departamento Municipal de Fiscalização, visam sempre - mesmo quando em dias normais de trabalho - o cabal cumprimento da legislação em vigor.

    3 - Em todas as acções realizadas nestes últimos dias e, em particular, nas ruas circundantes à Avenida dos Aliados, constatou-se a boa compreensão de todos os contactados, facto ao qual não será, seguramente, alheio o enorme respeito que o Papa lhes merecerá.

    4 - O mesmo aconteceu com o Futebol Clube do Porto quando contactado pelo fiscal municipal. Segundo apurámos junto dos serviços, a funcionária do clube que atendeu o fiscal, manifestou compreensão, tendo-se constatado que, pouco tempo depois, as tarjas foram retiradas pelo clube de acordo com o solicitado.

    5 - A CMP não pode criticar um seu funcionário que cumpre o dever, até porque, por mais respeito que possa haver pelas instituições da cidade, nenhuma delas pode estar acima dos outros e muito menos da lei.

    6 - Estranha-se que o FCP procure aproveitar este episódio para, num dia tão relevante para os portugueses em geral e para os portuenses em particular, tentar criar polémica e denegrir a imagem da Câmara através dum lamentável comunicado.

    7 - Não posso deixar de reprovar esta atitude por parte dos responsáveis de um clube, do qual sou sócio há quase 30 anos e que, na área da sua actuação, luta habitualmente pela igualdade de tratamento de todas as instituições."

    ResponderEliminar
  5. Sr. Bacalhau com Belgas:

    Agradeço a sua participação e, como prometido, aqui fica a minha resposta ao seu comentário:

    1) Esta não é a primeira vez que surgem neste blogue pessoas relacionadas com o SL Benfica que, demonstrando uma postura de moderação, desportivismo e até de algum altruísmo, se mostram convencidas de que as suas opiniões são representativas da mentalidade do seu clube. Lamentavelmente, o facto de existirem no Benfica pessoas com maturidade e responsabilidade cívica, não significa que as suas opiniões reflictam a corrente de opinião daqueles que o gerem. Assim sendo, apesar de enaltecer a sua honestidade quando manifesta de forma tão frontal a sua vontade de ver erradicadas do Benfica determinadas figuras que, pelo seu facciosismo, parcialidade e radicalismo, colocam a própria imagem do clube em causa, não posso deixar de lhe dizer que é de uma enorme ingenuidade pensar que tal desejo possa, de alguma forma, traduzir-se em efeitos práticos. Excepto, obviamente, se você ocupar algum lugar de destaque na Direcção do clube.

    2) Sendo a BenficaTV um órgão oficial do clube da Luz, a responsabilidade de dispensar o Dr. Pragal Colaço das suas funções enquanto comentador cabe, obviamente, aos dirigentes encarnados. Ora, se após vários dias de transmissão televisiva continuamos a ver o mesmo indivíduo manifestar, com total liberdade, os seus apelos à violência e as suas incitações à guerra contra os adeptos portistas, é legítimo concluir que os responsáveis da Luz não partilham da sua opinião de erradicar tais posturas do clube, o que coloca esses mesmos responsáveis no grupo da “maralha” que você pretende ver fora do Benfica.

    3) É muito fácil exigir a cabeça de Pragal Colaço e de outros que, como ele, não constituem “figuras de proa” do Benfica. Mas estará você em condições de garantir a coerência da opinião aqui manifestada exigindo também a cabeça dos dirigentes que deram o seu aval para que o advogado fizesse da BenficaTV um meio de propaganda da violência?

    4) Caso os dirigentes da Luz estivessem verdadeiramente preocupados com a violência que os seus adeptos poderão gerar na Taça de Portugal, obviamente teriam feito aquilo que está perfeitamente ao seu alcance para evitar que Pragal Colaço tivesse usado o seu canal oficial para difundir os seus incitamentos à guerra. Nesse sentido, não lhe parece evidente que o comunicado hoje publicado constitui uma evidente demonstração de hipocrisia?

    5) No mesmo comunicado, os dirigentes da Luz não se coibiram de lançar ainda mais achas para a fogueira, criticando o FC Porto por não ter sido capaz de condenar os incidentes ocorridos em redor do clássico do Dragão. No entanto, eles próprios foram incapazes de assumir a responsabilidade pelas inqualificáveis declarações que Pragal Colaço proferiu durante toda a semana no canal oficial do Benfica. Não lhe parece mais uma evidente demonstração de hipocrisia?

    6) No que se refere ao Pinto da Costa, gostaria que me respondesse com total sinceridade: recorda-se de ter ouvido o presidente afirmar publicamente que os portistas deveriam pegar nas armas e criar uma guerra contra os benfiquistas? Agradecia que, em caso afirmativo, me dissesse quando e onde ouviu essas declarações, porque convenhamos que do sarcasmo e dos jogos psicológicos aos incitamentos à guerra vai uma longa distância.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Eh pá, mas você engoliu mesmo a cassette, homem? Fizeram-lhe mesmo uma grande lavagem. É que não pára de repetir, ad nauseam, o mesmo tipo de raciocínio falho de sustentação. A não ser que seja bem pago para se prestar a esse papel, olhe que isso pode ser sintoma de casmurrices várias, prisão de ventre ou o princípio da cristalização delirante que ocorre nas mentes mais desgastadas. Tenha lá cuidado com isso, rapaz. Se calhar anda a tomar as mesmas bombas que o "chefe de caixa". Veja lá... Mais um ano como este e o coração pode começar a ceder. Olhe, o do vereador Sampaio Pimentel, por muito menos, pelos vistos já balança...

    ResponderEliminar
  7. Não percebo porque estão agora tão preocupados com as afirmações do Colaço e com uma provável retaliação dos Benfiquistas.É que a malta na hora do Ódio ao Benfica esqueceu-se que de vez em quando tem que vir á capital,pelo menos duas vezes por ano.Quem começou?Quem semeia ventos colhe tempestades.Espero que não aconteça nada de grave sinceramente,por isso em vez de acharem cínico o comunicado do Benfica,agradeçam,pois pode evitar males maiores.

    ResponderEliminar
  8. Ó MARINHO, se fosses chatear pretos no teu pseudo blog intelectual fazias melhor. Aliás, é incrivel como acusas este blog e o universo portista de benfiquismo reprimido mas estás sempre por aqui a meter o bedelho em vez de ires comprar um kit sócio para o teu cão ou um familiar falecido! Este blog portista é dos mais civilizados e correctos pelo que dou um grande abraço ao seu autor que admiro e apoio. Mas esta guerra contra o que a "criatura" marinho e o seu clube do regime simboliza é dura e longe de estar ganha. Contra esta noção de portugalidade megalómana, hipócrita, ultra centralista, defensora do tipico miserabilismo português do "clube dos pobres e do povo", defensora dos valores tradicionais do "bom chefe" de família e afins. Ó marinho, fazes parte de um pais que teima em não morrer e que a todos nos arrasta para a miséria e decadência. Como cidadão e portista luto contra esse país mas lá está, se a estupidez pagasse imposto eramos o país mais rico do mundo e tu o cidadão mais nobre...

    ps: autor deste blog, és grande!!! E continua a lutar que não estás sozinho! Paz!

    ResponderEliminar
  9. Caro Gil Moreira, agradeço o seu comentário e o seu apoio. Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Incha, Moreira. O regime continua a velar por ti. Ou o facto de o v. Presidente estar completamente alinhado com Elisas, Loureiros, Gomes, Cardosos, Laurentinos e afins, consoante a corrente, significa que não ligam a essas coisas da política nem se misturam com elas?! Bem sei que o regime mais adulado por aí é o prescrito pelo Dr. Bombas, mas, ainda assim, quer-me parecer que padecem de um estigma fascistóide que vos faz querer reescrever a história do "regime" a vosso gosto.
    E espero que os teus familiares também incluam "bons chefes de família". Mais, quando, se, um dia atingires a idade da razão, pode ser que também consigas ser um.

    ResponderEliminar
  11. Irra estes estão sempre em guerra com toda a gente,com um país inteiro.Queres ver que o Porto é que está certo?Será?Estranho.E como vcs podiam apesar de tudo ser um clube Nacional.Enfim..

    ResponderEliminar
  12. O que o Pragal Colaço disse é um discurso de Anjinho,comparado com o que o teu presidente anda a fazer á três décadas.Uma guerrilha permanente e divisionista do país.Mas disso tu não te apercebes-te nunca não é?O Benfica é que te perturba mesmo...

    ResponderEliminar
  13. Nada voltará a ser como antes.Agora para ganharem vão ter mesmo que jogar melhor.Cansamos de os ver a ganhar campeonatos,á conta de cafézinhos,frutas e presidentes conselheiros matrimoniais.

    ResponderEliminar
  14. "O que o Pragal Colaço disse é um discurso de Anjinho,comparado com o que o teu presidente anda a fazer á três décadas."

    Agradecia que me dissesse onde e quando foi que você ouviu o presidente do FC Porto a apelar à guerra e a incentivar os adeptos do FC Porto a pegarem em armas contra os benfiquistas. Mas faça-o mesmo, senão arrisca-se a passar por mentiroso e ninguém gosta de mentirosos. Fico à espera.

    ResponderEliminar