segunda-feira, 10 de maio de 2010

Graças a Deus, terminou!

Graças a Deus, terminou finalmente a fraude, a falácia, o logro, o "campeonato dos túneis". Durante os últimos meses, fomos assistindo ao penoso arrastar de um lastimável e degradante espectáculo a que alguns tiveram o despudor de chamar Liga Portuguesa, cujo desfecho já era esperado por todos ainda antes da época começar: o Benfica é campeão.
Há que ter o desportivismo e a lucidez necessárias para reconhecer que o Benfica teve mérito na conquista do título? Obviamente que sim! Nas circunstâncias em que o campeonato se desenrolou, a equipa da Luz foi aquela que mais e melhor investiu em reforços e que melhor futebol produziu. Isto é um facto indesmentível e contra factos não há argumentos. Mas o desportivismo é um pau de dois bicos. Se, por um lado, se exige aos perdedores que reconheçam o valor do campeão, também se exige aos vencedores que tenham a honestidade de reconhecer que beneficiaram de situações extra-futebol que nunca deveriam ter acontecido num campeonato que se quer justo, credível e transparente. E a história podia bem ter sido outra!
Por muito que a intelectualmente corrupta comunicação social lisboeta, vendida aos interesses económicos e políticos da capital, procure agora agradar ao ego da nação benfiquista branqueando as graves ocorrências que influenciaram o livre e normal desenrolar da competição, a verdade é que esta época ficará para sempre na memória dos portugueses como um dos mais despudorados e ostensivos atentados à verdade desportiva a que tivemos a possibilidade de assistir na era moderna do futebol português. De facto, não há memória de um campeonato tão manipulado por factores externos às quatro linhas como este, em que se sucederam as manobras de bastidor com o objectivo expresso de prejudicar os clubes capazes de ombrear com o Benfica na luta pelo título nacional. Não há memória de um campeonato tão marcado por incidentes graves ocorridos nos túneis de diversos estádios originados por um clube que, não obstante ser denominador comum de todos eles, conseguiu sair impune graças à influência de pessoas bem colocadas na estrutura da Liga. Não há memória de um campeonato tão condicionado por castigos absurdos, aplicados a dedo a jogadores fulcrais de duas equipas adversárias e baseados em interpretações viciadas dos regulamentos, com o objectivo expresso de reduzir a sua capacidade competitiva em benefício da equipa lisboeta.
Tivessem estes inqualificáveis actos o Benfica como alvo e estaríamos agora na presença de um número infindável de veementes e indignados protestos por parte das mais variadas personalidades, sempre prontas a manifestar a sua preocupação pela justiça, transparência e verdade desportiva do futebol português, obviamente quando a competição dita um vencedor menos agradável à luz dos seus interesses. Mas, perante esse nobre objectivo de fazer do Benfica campeão a todo o custo, calam-se agora as bocas indignadas e tira-se o mofo dos cachecóis encarnados numa demonstração de cumplicidade com a pouca vergonha. E as autoridades, que noutras situações bem recentes não se fizeram rogadas em desbaratar milhões de euros dos portugueses em infindáveis e inconsequentes processos de investigação, assobiam agora para o ar, numa atitude verdadeiramente autista de quem nada vê e nada ouve, confirmando aquilo que já todos sabíamos desde há muito: em Portugal vale tudo, desde que estejamos do lado certo. E esse é, obviamente, o do regime.
Nos próximos meses, as conversas dos cafés não serão sobre os impostos, o desemprego, a descida do "rating" da dívida portuguesa, nem o aumento exorbitante do preço dos combustíveis. Nada disso! Nos próximos meses, o povo, ingénuo e pateta, andará satisfeito e com um semblante sorridente porque o Papa vem a Fátima, o Benfica é campeão e a Amália... bem, essa já partiu, mas continua na memória de todos. Que mais poderia desejar um Governo em queda de popularidade? Este é um filme de outros tempos, tempos que julgávamos ultrapassados, mas que continua a surtir o efeito desejado num país cada vez mais pobre, subdesenvolvido e atrasado.
Esperemos que, pelo menos durante os próximos quatro anos, possamos regressar à competição séria e credível, em que o vencedor é efectivamente a melhor equipa dentro dos campos e não aquela que os lobbies económicos e políticos da capital decidem eleger a bem dos seus interesses privados. Esperemos que a Comunicação Social compreenda que a liberdade jornalística conquistada no 25 de Abril de 1974 implica, para si, não apenas direitos, mas maior dever, responsabilidade e respeito para com o povo português. Esperemos que, trinta e seis anos após a Revolução dos Cravos, Lisboa compreenda finalmente que os cidadãos portugueses, de Norte a Sul do país, gozam de idênticos direitos e obrigações à luz da Constituição. E esperemos que a Justiça do nosso país ganhe coragem para aplicar a lei de igual forma, doa a quem doer, custe o que custar, mesmo que isso implique desagradar a milhões de benfiquistas.

40 comentários:

  1. Onde assino?

    Nem Salazar alguma vez se atreveu a tanto...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Os jogadores do porto e do Braga agridem e insultam seguranças e jogadores do benfica e os adeptos do Porto queriam que fossem os jogadores do benfica que fossem os castigados? Um pouco de decência, por favor! Depois de não sei quantos titulos comprados com PUTAS e CHEQUES para os arbitros, conseguir escrever que este campeonato foi "dos mais despudorados e ostensivos atentados à verdade desportiva a que tivemos a possibilidade de assistir na era moderna do futebol português" é tão ridiculo como dizer que o Braga é um justo 2º classificado depois de todas as ajudas (arbitros e do Porto)que tiveram.

    ResponderEliminar
  3. BENFICA CAMPEÃO INDISCUTÍVEL CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!!!

    ResponderEliminar
  4. Não saber reconhecer, que no próprio clube se fomentam guerras contra as hostes do sul; que se destila um ódio enorme ao que é encarnado; que se tem um presidente que nem na sua vida privada, nem na conduta desportiva é exemplo para ninguém; que ao longo de tantos anos de democracia se fez de tudo para ganhar (como comprovam as gravações)..., e ter a desfaçatez de apontar o dedo aos outros, é ser, no mínimo, tudo, menos sério. E mais - um indicador preocupante de ditadura portista.

    ResponderEliminar
  5. Quem não sabe ganhar não poderia nunca saber perder... Melhores em tudo este ano...

    ResponderEliminar
  6. desde já mando um abraço a quem escreveu este artigo,pois é sem duvida uma pessoa com formação academica muito vasta,e é tambem um Sr.que está atento as vergonhas deste país parabens porque em um só artigo disse tudo sobre este campeonato viciado e programado!subscrevo plenamente!e os politicos de cartão e jornalistas do poder deviam debater este artigo na assembleia nacional!

    ResponderEliminar
  7. Como o Benfica ganhou, a vitória serviu para desviar a atenção dos problemas do país.

    Mas claro que se fosse o FCP a ganhar era uma grande vitória mesmo que fosse consegyuda à custa da corrupção como em alguns, disse alguns, anos anteriores.

    Vir agora acusar o Benfica de beneficios e situações desviantes, sem olhar para o passado do FCP, é não ter dignidade, vergonha, enfim ... nada. É ser abrolho.

    Segundo as inteligências iluminadas, o Benfica era o clube do regime na ditadura, agora o criminoso presidente do FCP tornou a acusar o Benfica como clube do regime. Será que ele já notou que o regime mudou? Afinal de qual regime é o Benfica?
    Quem tem moral para falar de regime quando está à frente do clube à 30 anos, mais ou menos?

    Na próxima vitória do FCP teremos discursos moralizadores a chamar a atenção para a situação do país. Se tivesse acontecido este ano, nem se tinha falado de penta.

    Olhem que o Papa também vai ao Porto, não se queixem disso também, limitados.

    O problema é o regime, o divisionismo nacional que o teu criminoso presidente instaura no país não faz mal nenhum. Para ele devia de haver "regime", pois a justiça não estava como está e ele já estaria a aprodecer numa prisão.

    Já só falta dizer que o país está como está porque o Benfica ganhou.

    Viva o Benfica!

    Viva LIsboa!

    Viva Portugal, dos verdadeiros portugueses, de Viana a Vila Real de Stº António. A situação é grave, mas só precisamos de quem quer fazer alguma coisa, e não de quem larga disparates e mescara a dor de cotovelo clubistica com os problemas do país.

    ResponderEliminar
  8. Até aos famigerados castigos ocorrerem, em que lugar estava o clube de futebol do Porto? Em primeiro?? Em segundo?? Lembro-me bem da jogatana que o Hulk fez no jogo contra o Benfica, na catedral do futebol, na noite dos acontecimentos "estranhos" do túnel de acesso aos balneários. Teve uma tentativa de remate em que a bola acabou por sair pela linha lateral e agrediu também um jogador do benfica, sem que nada lhe tivesse acontecido a nível disciplinar. Além disso, nesse jogo, o vencedor deste campeonato de 2009/2010 jogou sem alguns dos habituais titulares, por castigo ou lesão, e isso não significou que estivesse mais fraco ou que já não pudesse tentar ganhar o jogo, o que acabou por aconteecr. Enfim, se soubessem queixar-se dos problemas internos para que estes fossem resolvidos o mais rapidamente possivel, é que demonstravam ser um clube à altura dos feitos que tem conseguido. Assim, dá razão àqueles que dizem que se o presidente do Porto fosse outro, o clube nunca teria ganho esses campeonatos todos que ganhou desde que bígamo manda na agremiação que veste de azul e branco. Saudações da cor que vocês quiserrem...

    ResponderEliminar
  9. "Enfim, se soubessem queixar-se dos problemas internos para que estes fossem resolvidos o mais rapidamente possível, é que demonstravam ser um clube à altura dos feitos que tem conseguido."

    Não se preocupe, que os adeptos do FC Porto sabem tratar dos problemas internos do seu clube no local certo. Mas a consciência que todos temos de que esses problemas existiram de facto, não justifica uma postura de silêncio e subserviência quando, ao longo de todo o campeonato, se foram assistindo a verdadeiros atentados à verdade desportiva, perpetrados por um cão amestrado do Vieira que, beneficiando do lugar privilegiado que possui na CD, foi condicionando o livre e normal desenrolar da competição.

    "Assim, dá razão àqueles que dizem que se o presidente do Porto fosse outro, o clube nunca teria ganho esses campeonatos todos que ganhou desde que bígamo manda na agremiação que veste de azul e branco."

    Pense como quiser. Eu também sou livre de pensar que, se o presidente do Benfica fosse outro, o clube lisboeta nunca teria ganho nada do que ganhou nos últimos anos. Nem o campeonato do Estoril-Gate, nem a Lucílio Cup, nem o campeonato dos túneis.

    ResponderEliminar
  10. não sou do tempo do salazar mas aquilo que leio é que valia tudo e que ele disse!este é o clube do povo!isso disse porque ainda há gente que se lembre!eu tenho que admitir que o vieira tem um lacaio no CD todos sabem todos veem só não vê quem é cego!porque o benfica ao longo do campeonato teve ao nivel do CD um tratamento vipe,um tratamento diferente dos outros,podiam fazer o que quizessem tudo era tratado com amor,nãda tinha acontecido!se o lacaio continua lá não duvido que o clube do regime volta a ser campeão para o ano!ja agora e para terminar deviam oferecer uma camisola ao papa podia ser que fossem abençoados pelo hitler.

    ResponderEliminar
  11. So tenho uma coisa a dizer!e so dor de cotovelo,
    FORCA BENFICA SOMOS OS MAIORES!!

    ResponderEliminar
  12. é triste ver sarracenos quase todos ignorantes e fanáticos de de um clube do regime passado eleito pelo salazar como o clube do povo!dizem que as doenças vem nos genes e agora entendo porque portugal é o país mais atrasado da europa,pudera com tanta ignorancia não podia ser de outra maneira!VIVA O BI CAMEÃO DO MUNDO VIVA F.C.PORTO O CLUBE ANTI REGIME.

    ResponderEliminar
  13. não publicam o meu comentario porque é digno em relação aos de alguns sarracenos?então fiquem com ele e reflitam

    ResponderEliminar
  14. "temos mais adeptos em lisboa k vcs no mundo! :D"

    Ah, como é bonita a ingenuidade infantil...

    ResponderEliminar
  15. Olhem lá ó pessoal do clube "anti-regime", que tinham um estádio inaugurado no dia 28 de Maio de 1952... (28 de Maio é o aniversário do golpe de estado que acabou com a primeira república para quem não souber). Podem ser anti muita coisa mas o FC Porto nunca se opôs ao regime, ao contrário do Benfica. E já que há aqui muito ignorante, tomem lá isto: http://andrefilipereira.blogspot.com/2009/04/benfica-e-o-estado-novo.html

    ResponderEliminar
  16. é claro que este sr.se esquece do general humberto delgado um homem que no porto podia fazer um vote-face no regime,esquece-se tambem que no porto se fez as maiores manisfestações anti-regime enfim falta de neuronios,falta de inteligencia,enfim um ignorante nato!vem nos genes....ta armado em catedrático mas pouco!é certamente mais um lacaio ao serviço do regime.VIVA O F.CPORTO

    ResponderEliminar
  17. certamente que o autocarro do F.C.PORTO vai ser apedrejado no domingo ou queimado ou algum atleta em coma como já aconteceu num passado recente.o F.C.PORTO Vai disputar a final da taça de portugal á capital,vai fazer festa como é obvio mas vão certamente ser apedrejados nos tuneis,passagens de nivel etc.ja vi esse filme.não venham depois dizer que foram os portistas de lisboa ou ou gente de braga porque para tristeza vossa ja chega partir o proprio autocarro para incriminar o F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  18. so falta dizer que o f.c.porto e um santo!nao me facam rir!!

    ResponderEliminar
  19. tenho muito orgulho de ser BENFIQUISTA!!!!!!

    ResponderEliminar
  20. "tenho muito orgulho de ser BENFIQUISTA!!!!!!"

    Eu tenho mais orgulho em trabalhar para o desenvolvimento da minha terra e apoiar o clube da minha cidade!

    ResponderEliminar
  21. eu respondia aqui a uma pessoa mas é dar-lhe demasiada importãncia,comigo não aprende mais nada de computadores!digo só que a escumalha slb daqui a 6-7 anos voltam a cheirar a naftalina,a estender nas janelas e varandas caxcois e bandeiras vincadas de tanto ano dobrados,tira-se os vincos,polvorizam-se de alfazema e lá vão com um tom amarelado pelo tempo de cativeiro. lá vai o povo engalanado festejar 70% nem sabem o quÊ de bandolas e roupa nova com cara de quem não sabe o que festeja!POUPEM-ME

    ResponderEliminar
  22. como ja aqui disse o autocarro do F.C.PORTO irá certamente ser apedrejado graças ao canal benfica que incentiva a desordem mostrando ser aquilo que são na realidade!admira-me que um advogado com nome na praça faça incentivos á violencia,tal facto é punivel á luz da constituição!estará a ordem dos advogados tambem a assobiar para o ar e deixar esses sarracenos impunes?

    ResponderEliminar
  23. Sarracenos são todos aqueles que em vez de apoiarem os seus clubes, passam o tempo, nos estádios, a lembrar o SLB.
    Sarracenos são os que actuam a mando de teles, madureiras e pidás.
    Sarracenos são jogadores, tipo alves, que passam impunes, depois de agressões contínuas durante 90 minutos de jogo, como aconteceu no final da Liga Carlsberg (e sem sumaríssimos!).
    Sarracenos são presidentes que na impossibilidade de conseguirem afirmar os seus clubes por mérito próprio, necessitam de fomentar, incessantemente, climas de guerrilha para tentar os objectivos de guindar um clube regional, a nacional.
    Sarracenos são os clubes que tecem teias desde o Conselho de Arbitragem até à Federação, para controlar tudo o não tenha a ver com verdade desportiva.
    Graças a Deus que sou Benfica; que não apoio um clube que nunca soube, nem saberá, afirmar-se no país e no estrangeiro, pese todos os títulos que ganhou.

    ResponderEliminar
  24. o comentário anterior dá vontade de rir,é mais um ignorante do clube fascista que não sabe o que é um sarraceno!e esta a dizer precisamente o que se passa no clube do povo.tanta ingenuidade....esquece-se que o F.C.PORTO É bi cãmpeão mundial,que tem uma taça UEFA,que é bi cãmpeão europeu,que ja foi quinto no ranquing mundial etc..isto é mais que uma afirmação,são factos!coisa que o clube do regime nunca conseguirá

    ResponderEliminar
  25. duas vezes campeão europeu,taça uefa,duas supertaças europeias,duas vezes campeão do mundoe etc.etc. o benfica tem isto?sr.sarraceno?JAMAIS.....

    ResponderEliminar
  26. AFIRMAÇÃO NO ESTRANGEIRO É:ser a par do manchester united o clube com mais presenças na champions leag,ter duas taças da champions leag,ter uma taça uefa,ter duas supertaças europeias,ser duas vezes campeões do MUNDO e tudo isto na hera moderna do futebole não na hera da bola de trapo e de bexiga de porco!só me sai ignorantes!perdoai-lhes SENHOR pois não sabem o que dizem!

    ResponderEliminar
  27. Afirmação no estrangeiro e afirmação no Porto, onde o SLB tem mais adeptos que o FCP.
    E se houver alguma dúvida sobre a grandeza que vos causa, (e ao presidente), muito engulho, basta atentar no mar de gente que esteve nas ruas a comemorar o título. O resto fica para quem tem olhos, de ver e alguma inteligência.

    ResponderEliminar
  28. "Afirmação no estrangeiro e afirmação no Porto, onde o SLB tem mais adeptos que o FCP."

    Ó meu amigo, não seja ingénuo! Não fale daquilo que não sabe! Não se deixe ludibriar tão facilmente por essa treta que lhe é impingida pela comunicação social lisboeta! Sinceramente, custa-me ver os portugueses serem tão anjinhos, tão facilmente manipuláveis!
    Eu convido-o a vir passar uns dias ao Porto quando o FC Porto ganhar o campeonato e verá com os seus próprios olhos que a afirmação que fez é patética e não passa de uma ilusão criada para alimentar a falsa imagem de grandeza do Benfica. Não é por acaso que os portuenses dizem que, quando o Porto ganha, há São João antecipado. Toda a população da cidade enche as ruas com os seus festejos, ao contrário do que acontece em Lisboa onde a população divide a sua preferência clubística entre o Benfica e o Sporting.
    Abra os olhos! Pense pela sua cabeça!

    ResponderEliminar
  29. PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER.200 MIL NAS RUAS DE LISBOA,MILHARES EM CABO VERDE,ANGOLA,PARIS,ESTADOS UNIDOS,ENFIM PELO MUNDO FORA.VCS COMEMORAM AÍ NA CIDADEZINHA.

    ResponderEliminar
  30. Campeões Campeões nós somos campeões!!!
    slb, slb, slb slb slb, glorioso slb, glorioso slb!!!
    Carrega Benfica!!!!!

    ResponderEliminar
  31. claro que são 200 mil,ou 600 mil são quantos vos inpigem a comunicação social dos iluminados!com Angola, Moçambique,Cabo Verde,Timor,Guiné etc, etc. serão talvez os 6o mil..santa ingenuidade

    ResponderEliminar
  32. o clube do bairro de benfica tem tanta gente?disse que a áfrica é toda vossa se se lembram da china passam a ser mais que a populção mundial.... e esta heim?

    ResponderEliminar
  33. o clube do bairro de benfica tem tanta gente?disse que a á frica é toda vossa?ja dizia o salazar o mesmo..se se lembram de conquistar a china passam a ser mais do que a população mundial....(só para corrigir ortografia)valhanos Deus......

    ResponderEliminar
  34. nos BENFIQUISTAS,ganhamos o campeonato sem fruta,sem chocolate e sem rolex!!com muitos beijinhos sempre SLB!!!!

    ResponderEliminar
  35. Tenho a liberdade de pensar e de afirmar, tal qual o autor desta prosa tem a liberdade de escrever:
    "Graças a Deus, terminou finalmente a fraude, a falácia, o logro, o "campeonato dos túneis".", ou ainda, "De facto, não há memória de um campeonato tão manipulado por factores externos às quatro linhas como este...".
    Já percebi que estamos ante uma pessoa bem informada, que consegue a todo o momento estar aqui e ali; que apenas escreve o que vê e ouve. E que muito provavelmente estava no túnel da Luz quando Fernando foi provocado e atirou um "coice" na manga, e quando Hulk foi provocado. Tenho quase a certeza de que estamos perante alguém que não emprenha pelos ouvidos, que é dona da verdade e que pensa que todos os outros à sua volta são ingénuos e que não devem acreditar em escutas telefónicas porque isso foi uma cabala montada contra o Porto.
    "E esperemos que a Justiça do nosso país ganhe coragem para aplicar a lei de igual forma, doa a quem doer, custe o que custar, mesmo que isso implique desagradar a milhões de benfiquistas.". E posso acrescentar, porque tenho igual direito ao que reivindica para a comunicação social: - Viva a Liberdade que conseguiu banir a ditadura, uma liberdade que arrasta hoje consigo o peso enorme da corrupção que assola o país. Do futebol à política. Do futebol à Justiça. A justiça que perante provas inequívocas não sabe ser justa. Se refugia antes em argumentos de que as provas não podem constituir prova porque não foram autorizadas escutas.
    Sinceramente, nunca esperei que neste país, "trinta e seis anos após a Revolução dos Cravos", se pudesse dar valor à trapaça, ao compadrio e à corrupção.
    Jamais me passou pela cabeça que um presidente de um clube de futebol quisesse promover a divisão do país para poder reinar e que fosse presenteado na Assembleia da República, por deputados que representam o meu país, pagos pelo erário público.

    ResponderEliminar
  36. apoio e asino!"um dragão de lisboa"

    ResponderEliminar
  37. apoio e assino!"um dragão de lisboa"

    ResponderEliminar
  38. Há perder e ganhar, todos perdemos e todos ganhamos. O único senão desta gentinha, é que quando o SLB ganha ficam muito PRESUNÇOSOS! Nada mais. É triste que assim seja. Eu vejo isso nos meus vizinhos, na minha empresa, enfim... são 6 milhões (dizem eles) de presunçosos.

    ResponderEliminar
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  40. "É triste que assim seja. Eu vejo isso nos meus vizinhos, na minha empresa"

    Cambada de hipócritas!!!
    Não sei nada de túneis vermelhos, fruta azul ou azelhice verde.
    Como Oliveirense, apenas tenho pena de não termos subido e divisão.
    Mas só sei que,
    os vermelhos (Braga e Benfica), jogaram melhor, deram mais espectáculos, mais goleadas, melhor marcador, melhor ataque, melhores defesas...

    Querem mais?

    Quanto aos 6 milhões... até podiam ser 60, só jogam 11 de cada vez!

    VIVA a U.D.O. !!!!!!!

    ResponderEliminar