quinta-feira, 3 de junho de 2010

O rei morreu... Viva o rei!

Em matéria de negócios e contratações, Pinto da Costa é exímio a esconder o seu jogo. Como tal, apesar das inúmeras tentativas que a imprensa fez ao longo das últimas semanas para adivinhar o nome do sucessor de Jesualdo Ferreira, preferi aguardar calmamente pela divulgação dessa informação no site oficial do clube antes de me pronunciar sobre o assunto. É óbvio que, entre tantos nomes que vieram a público, alguém teria de acertar, mas parece-me que tal facto terá sido fruto, mais da especulação, do que de verdadeira informação. 
Quem é, afinal, o novo treinador do FC Porto? Chama-se Luís André Pina Cabral Villas-Boas, é português e nasceu em 1977. Iniciou a sua curta mas promissora carreira precisamente no clube azul e branco, mais concretamente nas escolas da Constituição, em 1995, apadrinhado pelo então treinador portista Bobby Robson. Nos anos seguintes, concluiu o curso de nível 3 da UEFA, o que lhe permitiu começar a treinar clubes das ligas principais. Ocultando a sua idade , candidatou-se ao lugar de Director Técnico das Ilhas Virgens Britânicas, deixando o cargo quando tinha apenas... 21 anos! Entre 2003  e 2008, trabalhou com José Mourinho no FC Porto e no Chelsea, analisando os adversários e fazendo prospecção de jogadores. Tornou-se posteriormente adjunto do "Special One" no Inter de Milão, antes de regressar a Portugal (então com 31 anos) para assumir o cargo de treinador principal da Académica.
Numa altura em que o FC Porto perdeu o título de campeão nacional e o direito a disputar a Liga dos Campeões da próxima época, pressupunha-se que Pinto da Costa iria contratar um treinador com provas dadas e experiência internacional, capaz de garantir a conquista do próximo campeonato e (porque não?) da Liga Europa. No entanto, como é seu timbre, o presidente portista volta a surpreender, não apenas pela contratação do jovem Villas-Boas mas também pela constituição da restante equipa técnica, com o lugar de treinador adjunto a ser agora ocupado pelo também jovem... Pedro Emanuel.
Apesar do desapontamento verificado entre alguns adeptos portistas (e do regozijo manifestado pelos adeptos rivais, sempre ávidos de encontrar defeitos no presidente portista), a verdade é que esta não é a primeira vez que Pinto da Costa arrisca tudo em apostas audazes (e arriscadas) como esta e... sai vencedor. Recorde-se que o próprio José Mourinho ingressou no FC Porto com escassa experiência como treinador principal, logo após ter realizado duas épocas com relativo sucesso ao serviço da União de Leiria e depois de ter sido demitido do Benfica, sem honra nem glória, ao fim de poucos meses. Ultrapassando as expectativas mais optimistas, Mourinho conquistou, nas épocas seguintes, não apenas o título nacional, mas também a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, o que o catapultou para um nível de reconhecimento internacional sem precedentes. Obviamente, ninguém poderá garantir que o "Special One" nunca teria conseguido atingir o patamar de sucesso que possui actualmente se não tivesse merecido a confiança de Pinto da Costa, mas parece-me legítimo afirmar que a aposta do presidente portista constituiu um impulso fundamental na ascensão da sua carreira.
É óbvio que Mourinho só há um (tal como Villas-Boas só haverá um) e só o tempo dirá se o jovem treinador saberá retirar o devido proveito desta oportunidade soberana que agora lhe é dada. Mesmo sabendo que seria bem mais fácil assumir uma postura cautelosa (ou mesmo céptica) que permitisse mais tarde sacudir a água do capote com um "eu bem avisei", julgo possuir nesta altura dados suficientes para confiar na sagacidade do presidente portista e para acreditar que existem aqui boas expectativas para o futuro. Portanto, a decisão está tomada e tem o meu apoio. Vamos em frente.

34 comentários:

  1. "Excerto do livro do Saviola"

    O texto em questão diz respeito à contratação de André Villas-Boas pelo FC Porto. Por favor, coloquem os vossos comentários segundo os temas em análise.

    ResponderEliminar
  2. "Quem é, afinal, o novo treinador do FC Porto?"

    O maior e melhor treinador do MUNDO

    VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  3. Era, nunca o escondi, o meu preferido e pelo que já está a fazer - basta ver a miserável 1ª página de hoje do pasquim da queimada -, parece que há mais nervosismo no anti-portismo que nos portistas.
    Eu acredito. Força André!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. apesar de não ter sido um desejo meu, enquanto adepto, será o meu treinador e terá o meu apoio.
    seremos FC Porto, carago!! ;)

    ps: onde estão os que afirmavam a pés juntos - e com muita «tranquilidade» - que seria o Paulo Bento? refiro-me aos encarnados que escrevem pasquins em travessas com nomes sugestivos, claro!

    ps2: por falar em Paulo Bento e conhecendo-se a realidade actual do sector imobiliário nacional, o que fará ele com as 4 (quatro) casas que «adquiriu recentemente» no Grande Porto? ;)

    ResponderEliminar
  5. Que chatice! O Jesus mandou-vos ... enfim vocês percebem.

    O Villas-Boas é um excelente treinador, mas confessem, não era bem o que vocês, toupeiras azuis, queriam.

    ResponderEliminar
  6. @ anónimo das 23:38, de 04 de Junho

    para um portista, nada do que "informa" o pasquim da Travessa da Queimada - um local bastante condizente com o teor das notícias que por lá se publicam... - deverá ser tomado a sério.

    resumindo: nem tudo o que reluz no ESFÉRICO poderá ser rotulado de "ouro", e muito menos "ouro jornalístico".

    saudações PENTACAMPEÃS!

    ps: eu poderia relevar essa das «toupeiras», mas não me perdoaria.
    é curioso que escrevas tal sobre os adeptos do FCP; logo TU que defendes, com unhas, dentes e garras, um clube que conquistou um campeonato que ficará (para sempre) recordado como o "Campeonato dos Túneis".

    ps2: também é curioso que te tenhas apropriado de um epíteto utilizado, pela primeira vez, pelo comentador residente do 'Trio de Ataque' afecto ao FCP, de seu nome Rui Moreira. só que, para ele, as «toupeiras» não tinham cor, dado que sempre foram conectadas com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional - supostamente, uma entidade «isenta» e «imparcial». supostamente...

    ResponderEliminar
  7. "Que chatice! O Jesus mandou-vos ... enfim vocês percebem."

    Percebemos, percebemos... Percebemos que foi graças a essa pseudo-notícia que o Jesus fez mais um milagre. Não o da multiplicação dos pães, não o da multiplicação dos peixes, mas o da multiplicação do seu salário por três.

    ResponderEliminar
  8. "Não o da multiplicação dos pães, não o da multiplicação dos peixes, mas o da multiplicação do seu salário por três. "

    Até parece que na tentativa de fizeram de o levar do Benfica não lhe ofereceram o mesmo!

    Viva a coerencia! Olha para o que eudigo e não para o que eu faço!

    ResponderEliminar
  9. "também é curioso que te tenhas apropriado de um epíteto utilizado, pela primeira vez, pelo comentador residente do 'Trio de Ataque' afecto ao FCP, de seu nome Rui Moreira. só que, para ele, as «toupeiras» não tinham cor"

    Não se o Rui é que é o autor, afinal chamar toupeira a quem não quer ver o que está vista é hábito mais antigo do que qualquer de nós.

    No entanto, não sendo portista, não tenho qualquer preconceito em usar frases, ou concordar com portistas. Como já aqui disse, em todo o lado há bom e mau, entre portistas, benfiquistas, portuenses e lisboetas, pelo que com toda a certeza que quem não conseguir, ou não quiser, reconhecer tal facto, é mesmo uma toupeira, seja lá de que cor ou origem for.

    ResponderEliminar
  10. Como eles tem o campeonato dos "Quinhentinhos",os do "Guarda-Abel",(por coincidência são túneis tambem)os da "Fruta",cafézinhos e prostitutas,enfim agora tinham que inventar esta dos "Tunes",só para rir,foi limpinho,sem espinhas,gostavas de ter ganho um assim,pois é,mas não é para todos.

    ResponderEliminar
  11. Epá quem são vcs para me acusarem de fanatismo?admitindo que sou,o que são vocês?Assumam o vosso que ninguém leva a mal.O que a malta não gosta em vcs é da fábula do lobo vestido com pele de cordeiro,eles amam Lisboa e até tem uma certa simpatia pelo Benfica.Vão-se catar....

    ResponderEliminar
  12. A caricatura do Vieira com o Pinto(Eu sou brasileiro,risos)é de morrer a rir,tadinho como ele anda murchito!Não devia poder mover nada,já moveu demais,e só continua a move porque vive em Portugal...

    ResponderEliminar
  13. "Viva a coerencia! Olha para o que eudigo e não para o que eu faço!"

    Eu fico é estupefacto ao verificar que ainda há pessoas que acreditaram nessa pseudo-notícia do pasquim A Bola.

    ResponderEliminar
  14. "Eu fico é estupefacto ao verificar que ainda há pessoas que acreditaram nessa pseudo-notícia do pasquim A Bola."

    Começo por dizer que não leio a Bola ou qualquer outro jornal desportivo, devo ter visto a noticia via internet.

    Atendendo ao teor da mesma, encaixa-se perfeitamente nas manobras no FCP em desviar recursos do Benfica. Aliás, começa por ser o criminoso PC a confessá-lo perante a comunicação social.

    Não lendo, não avalio a Bola, mas sei que não é bem vista pelo FCP, e atendendo ao fanatismo cego com que o autor do blogue segue as directivas do PC e critica os outros de seguirem os interesses de Lisboa, compreendo o comentário. Pena é que não veja que tem em relação às directivas do FCP a mesma atitude que critica no resto do povo (porque V. Exa. não é povo) em relação aos interesses de Lisboa e, claro, do Benfica.

    Por fim, gostaria de saber como pode provar que a noticia,que pelos vistos saiu na Bola, e eu li na internet, é mentira. A sua arrogância e pretensa superioridade está patente no blogue, mas já agora prove-a. A noticia saiu, e nem o JJ ou alguém do FCP a desmentiu. Quem cala consente, não é?

    Assim sendo, repito:
    Viva a coerencia! Olha para o que eudigo e não para o que eu faço!

    Como sou do povo, humildemente peço desculpa SE ME ENGANEI, obviamente!

    ResponderEliminar
  15. @ anónimo das 00:27, de 06 de Junho

    1)
    « [...] começa por ser o criminoso PC a confessá-lo perante a comunicação social [...]»

    os benfiquistas bem tentam incriminar o actual presidente do FCP e passar-lhe um atestado de criminoso foragido da Lei. só é pena (para eles, claro) que a Realidade - a dura realidade - os desminta. é que, na Justiça Civil, não há lugar para Justiceiros e decisões cegas, incoerentes e ilegais.

    2)
    «Não lendo, não avalio a Bola, mas sei que não é bem vista pelo FCP [...]»

    como é que, não lendo o pasquim em questão e sabendo da notícia por fontes secundárias - logo alvo de possíveis deturpações - pode afirmar que a dita «não é bem vista»» pelo FCP? que fontes privilegiadas possui no reino do Dragão para afirmar tal alarvidade?
    mais uma vez, fica espelhado que "o diz que disse que foi que aconteceu e poderia ter acontecido mas ficou em águas de bacalhau" é mesmo típico dos adeptos da ave de rapina...

    3)
    «[...] gostaria de saber como pode provar que a noticia,que pelos vistos saiu na Bola, e eu li na internet, é mentira. [...]»

    assistiu à conferência de imprensa de apresentação do novo técnico do FCP? não? temos pena. a resposta foi dada lá.

    saudações PENTACAMPEÃS!

    ResponderEliminar
  16. "Aliás, começa por ser o criminoso PC a confessá-lo perante a comunicação social."

    Ninguém é criminoso enquanto não for condenado na Justiça. Você tem algum problema quanto a isso?

    "Atendendo ao fanatismo cego com que o autor do blogue segue as directivas do PC"

    Eu não sigo directivas de ninguém, excepto as que são ditadas pela minha consciência.

    "Pena é que não veja que tem em relação às directivas do FCP a mesma atitude que critica no resto do povo"

    Eu defendo aquilo que é meu e trabalho pelo desenvolvimento da minha cidade, porque acredito que é esse o caminho certo para tornar Portugal num país forte e competitivo. Não sou vendido aos interesses alheios nem me deixo guiar como um carneiro por lobbies que se movem, exclusivamente, em nome dos interesses económicos e políticos da capital.

    "A sua arrogância e pretensa superioridade está patente no blogue"

    Nada do que é dito neste blogue se refere a si em particular, portanto, dispense-me dos seus ataques de índole pessoal.

    "A noticia saiu, e nem o JJ ou alguém do FCP a desmentiu. Quem cala consente, não é?"

    Em primeiro lugar, fica você desde já informado que a notícia foi efectivamente desmentida pelo FC Porto. Em segundo lugar, recordo-lhe que a linha editorial de A Bola já foi muitas vezes alvo de críticas, e não apenas de pessoas ou entidades ligadas ao FC Porto.

    ResponderEliminar
  17. "Ninguém é criminoso enquanto não for condenado na Justiça. Você tem algum problema quanto a isso?"

    O principio está correcto, desde que a aplicação da Justiça seja efectiva. Qualquer mortal em Portugal, a começar pelos representantes dos agentes da Justiça, admitem publicamente que muitos criminosos escapam porque os promotores não têm as competências necessárias para se debaterem com os melhores advogados (é o bastonário da ordem que assina a afirmação). E, claro os juízes limitam-se a aplicar a lei a partir dos factos apresentados e provados em tribunal, ponto.
    O PC não é por mim apontado por ser Portuense ou Portista, o que por aí não falta são outros de outras naturalidades ou opções clubisticas nas mesmas condições, por exemplo de Lisboa e do Benfica como lhe será muito grato. Não é à toa que quando um poderoso economicamente (raramente) é condenado, se fica perante um caso nacional. Assim sendo mantenho a minha posição.

    "Eu não sigo directivas de ninguém, excepto as que são ditadas pela minha consciência."

    Não o posso contradizer, mas por coincidência a sua consciência está alinhada pela do PC, deve ser o filtro azul.

    "Eu defendo aquilo que é meu e trabalho pelo desenvolvimento da minha cidade, porque acredito que é esse o caminho certo para tornar Portugal num país forte e competitivo."

    Eu em particular também, e todos os que critica também na sua visão do que é melhor para Portugal e para a região que mais gostam; não tem é de ser da forma e a defender o mesmo que você, não é? Assim sendo porque é que os outros estão vendidos, e você não? Posso então afirmar que você está vendido aos interesses do Porto e do FCP tal como diz que os outros estão vendidos a Lisboa e ao Benfica? Onde está a diferença para além da cidade e do clube? Por fim, a capital, se falou de Portugal, a capital também é a sua, e os seus interesses também são seus, a não ser que viva no Portugal''''!

    "Nada do que é dito neste blogue se refere a si em particular, portanto, dispense-me dos seus ataques de índole pessoal."

    Devolvo-lhe o mesmo comentário, só não percebo é porque passa a vida a chamar povo e carneiros aos que discordam de si. Será que você também não é povo e carneiro do que crê e acredita? Onde é que é diferente dos outros?

    "Em primeiro lugar, fica você desde já informado que a notícia foi efectivamente desmentida pelo FC Porto."

    Se o diz acredito, como afirmei sem problemas, não leio jornais desportivos, mas também depois de não ter conseguido os presumiveis intentos, o que seria de esperar do FCP? Que confirmasse ... a derrota? Nunca! Já agora que está tão bem informado: o JJ desmentiu?

    Quanto às criticas à Bola, não sei, mas admito-as se diz, não tenho qualquer outra fonte de informação. Sei no entanto que as birras do FCP com a comunicação social é hábito antigo, afinal a SIC já esteve impedida de entrar no Dragão, ou seria que ainda era as Antas?

    Mais uma vez é como você: quem não está comigo é contra mim. Diferenças de opinião é que não!

    Viva a coerência! Faz o que digo e não o que eu faço!

    ResponderEliminar
  18. Não vejo a mesmo desconfiança em relação à justiça desportiva da Liga que nem é composta por juízes. Ou será que para além da Ordem dos Advogados reconhecer que a justiça falha, também assume que há gente mais capaz de julgar dos que os juízes?

    ResponderEliminar
  19. @ anónimo

    tu, que criticas tanto as decisões da Justiça portuguesa, o que te move? será o facto de as mesmas decisões irem contra os teus desejos? é que a esse espírito não se chama "justiça" mas sim "sede de vingança". e "despeito". e, também, "inveja" - que no teu caso será mais "dor de cotovelo".

    só espero que não tenhas de comparecer em Tribunal para desmentir factos que te são falsamente imputados, enquanto por cá andares. é que, parece-me, só quando essa situação se verificar é que perceberás o porquê de acerrimamente defendermos o Presidente do nosso clube. até lá, terás que ficar na Ignorância - pois, não sendo portista, desconheces (por completo) toda esta nossa firme convicção.

    saudações PENTACAMPEÃS!

    PS: sobre os «carneiros».
    é curioso constatar como a "lavagem cerebral" encetada pela SLBtv [e pela televisão oficiosa do teu clube (SIC)] começa a dar os seus frutos. é que já ouvi os teus "argumentos" na boca de outrem...

    ResponderEliminar
  20. Caro "PORTO é o maior carago"

    Aproveite o refrescar do blog e faça a limpeza por completo.

    Saudações PORTISTAS

    ResponderEliminar
  21. @ pois

    eu subscrevo a tua opinião. não sei bom porquê, mas parece-me o mais acertado ;)

    saudações cordiais

    ResponderEliminar
  22. Parabéns ao «O PORTO É O MAIOR», pelo seu novoi visual.
    Uma pequena proposta.Se entre parágrafos hovesse um linha livre ler-se-ia melhor e mais facilmente o texto.
    No restante está mais desempoeirado.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  23. "Parabéns ao «O PORTO É O MAIOR», pelo seu novoi visual."

    Obrigado pelo seu comentário e pela sua sugestão. É um aspecto que passarei a ter em conta daqui para a frente.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Caríssimos Penta e Pois, registo com agrado a vossa participação no meu blogue e agradeço as vossas sugestões. No entanto, lamento não poder satisfazer o vosso pedido de impedir a participação de adeptos de outros clubes, uma vez que tal pretensão iria contra os meus princípios e os meus objectivos. Apesar disso, deixem-me fazer-vos um pedido: procurem sempre dignificar a discussão futebolística com uma postura exemplar ao nível cívico e humano, pois só dessa forma contribuiremos para mudar as atitudes e alertar as consciências de todos os portugueses para as questões que aqui são abordadas. Sei que nem sempre é fácil manter a calma perante a muita desonestidade e hipocrisia com que frequentemente procuram contrapor os nossos argumentos, mas recordem-se que nós somos adeptos de um clube campeão, que subiu ao topo do futebol mundial graças à sua capacidade de ultrapassar todas as adversidades. Seríamos indignos de nos dizermos portistas se fossemos incapazes de assumir, nos mais pequenos pormenores da nossa vida, a mesma postura de coragem e de firmeza de carácter que o nosso grandioso clube sempre demonstrou.
    Continuem a participar, a dar sugestões e até a criticar se assim acharem necessário. Sereis sempre bem-vindos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Caro "PORTO é o maior carago"

    É, quanto a mim, impossível trocar de clube. Não deve ser intenção do meu caro, fazer de um slb PORTISTA. Essa eventual troca pode existir até, no máximo, aos 5/6 anos de idade o que penso não ser o público alvo do seu blog.
    Assim, anda (peço humildemente perdão e afirmo É A MINHA OPINIÃO) o meu caro perder tempo com discussões infrutiferas e entediantes com slb's (de merda) que:
    1) nunca souderam (nem vão saber) dar mérito a todas as nossas vitórias, quer dentro de portas quer lá fora (competição que os tais slb's já ouviram falar em vencer - ouviram os avós a relembrar);
    2) nunca vão admitir que o tal sistema não foi por nós criado (nem por PdC), mas foi PdC a resposta ao sistema que eles criaram para irem sempre vencendo e mais, para não permitirem a ninguém tentar vencer. Veja-se como lhes agrada (aos slb's) a postura passiva e sodomizada dos scp's e seus dirigentes que festejam efusivamente os consecutivos segundos lugares, atitude que enraizaram dos tempos áureos das vitórias slb aos quais nunca souberam fazer frente;
    3) vivem fantasiosamente à sombra de uma grandeza construida à custa de nada que seja relevante nestas últimas décadas, quer cá dentro quer lá fora de onde sobressaiem sem qualquer dúvida todas as finais que conseguiram perder e todas as humilhações que conseguiram encaixar. Saberá por acaso algum slb o que é ir a uma final europeia e vencer? (excluimos obviamente Eusébio por que já não se percebe).
    Tudo isto para lhe dizer, meu caro que o seu blog permitindo descargas de frustração de slb's se tranformará num blog para eles, que vêm aqui mandar umas bocas provocatórias e que se vão habituando a que lhes dê a atenção que não merecem e que é completamente inútil. É um blog que me habituei a visitar, com uma imagem (nova) simples e refinada, acutilante, com sentido de humor e de ocasião mas no qual me vou desabituando a comentar (ao contrário dos slb's) poruqe o que pretendo ao visitar um blog que se chama O PORTO É O MAIOR CARAGO, não é trocar "bitaitadas" com slb's.
    Respeitosamente para com o meu caro e para com todos os seus leitores,
    Saudações PORTISTAS, viva o PORTO

    ResponderEliminar
  26. caríssimo "O Porto é o maior carago!"

    faço minhas as palavras do "Pois".

    percebo perfeitamente o seu ponto de vista - que pretende ser bastante abrangente - e quem sou eu para lhe dizer o que quer que seja sobre como administrar um blogue.

    também quero deixar bem claro que sempre pautei a minha conduta pela boa educação e pelos costumes de viver em Sociedade que os meus pais me ensina(ra)m - mesmo em ambientes (já não tão) virtuais, como este - pelo que, da minha parte, poderá estar descansado que não me baixarei ao nível de alguns "comentadores" que por aqui gravitam, nem baixarei o nível de discussão que pretende para este seu espaço de discussão.

    por último, permita-me a sugestão da leitura deste artigo de opinião <[http://]miguel-lima.com/?p=1670>, por forma a complementar as palavras e o sentimento do "Pois" ante a massa adepta das «gloriosas papoilas saltitantes» - com os quais estou inteiramente de acordo.

    saudações PENTACAMPEÃS!

    PS: gosto bastante da nova "roupagem" do blogue. está mais cativante. PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  27. Caríssimos Penta e Pois:

    Obviamente, não sou ingénuo ao ponto de pensar que vou conseguir mudar a mentalidade dos portugueses que enveredaram pelo caminho do "benfiquismo". Tenho a consciência absoluta de que será extremamente difícil contrariar os efeitos nefastos que a campanha propagandista lisboeta provocou (e continua a provocar diariamente) na sociedade portuguesa. No entanto, como vocês já devem ter percebido, a minha intervenção política não se resume a este simples blogue. Sei que existem cada vez mais portugueses conscientes de que é necessário mudar radicalmente o rumo de Portugal e que essa mudança passa, entre outros aspectos, por uma reestruturação do sistema administrativo do país e por uma distribuição mais justa e mais equitativa dos nossos (parcos) recursos. Ora, se há cidade em Portugal com força, carácter e coragem para mover esta montanha, é o Porto! Se há cidadãos com espírito de luta e de garra, capazes de mobilizar os portugueses com o seu exemplo, são os portuenses! Mas se nós enveredarmos desde logo pelo simples cruzar de braços, convencendo-nos de que não vale a pena perder tempo a alertar a consciência dos portugueses para as nossas preocupações nem lutar por aquelas que nós acreditamos serem as soluções para os problemas do país, então nada mais nos resta senão aceitar o descalabro em que Portugal está a cair dia após dia. E isso, lamento muito, mas recuso-me a fazer de ânimo leve.
    A cada dia que passa, são encerrados, de Norte a Sul do país, mais centros de saúde, mais maternidades, mais escolas, tudo isto justificado pela crise. No entanto, continuamos a ver Lisboa canalizar para si verbas astronómicas que saem dos bolsos de todos nós e que são desbaratadas em obras públicas de utilidade e proveito duvidoso, sob o pretexto de que servirão a todos os portugueses. Lisboa impinge-nos os seus próprios interesses políticos e económicos disfarçados de falsos valores morais, criando falsas expectativas e asfixiando qualquer tentativa de reacção. Esta falácia já não convence ninguém, excepto aqueles que, cegos por muitas décadas de lavagem cerebral, aceitam passivamente esta situação, ingenuamente convencidos de que irá acontecer um novo milagre de Fátima que nos salvará do desastre iminente. Se esta gente não tem capacidade para abrir os olhos, paciência. Ignore-os! Eu, vocês e todos aqueles que se sentem revoltados, falaremos por eles.
    Queria ainda dizer-lhe o seguinte: em apenas duas semanas, este blogue recebeu cerca de 2500 visitas. Só nas últimas 24 horas passaram por aqui cerca de 200 pessoas e a tendência é para ver este número aumentar. Isto significa que existe uma grande maioria de pessoas que por aqui passam diariamente que não se exprimem, ou seja, aqueles benfiquistas que o enervam com a sua cegueira e fanatismo doentio, aqueles que se mostram incapazes de compreender que aquilo que aqui se discute vai muito além da conversa a que estão habituados lá na tasca sobre o penalty que ficou por marcar ou o cartão que ficou por mostrar, não passa de uma imensa... minoria.
    A nossa causa é justa e necessária. Acreditem nela e verão que nada nem ninguém conseguirá demover-nos. Afinal, não foi assim que chegamos a campeões do Mundo?
    Um abraço.

    P.S. - Obrigado pelos comentários à nova roupagem do blogue. Fiz o melhor que pude e soube, espero ter realmente agradado.

    ResponderEliminar
  28. Meu caro,

    Sobre grande parte do seu comentário deixo-lhe aqui uma sugestão a acompanhar, a incrementar, a apoiar e a enriquecer com ideias e práticas:

    http://pelonorte.blogspot.com/

    Quanto às visitas que não comentam, nunca pensou o meu caro, tratarem-se de verdadeiros portistas que procuram um blog do PORTO e sobre o PORTO e acabam por encontrar trocas de galhardetes com slb's (virtuais e eventuais e quiçá com crises existeciais) e qua acabam (tal como eu) por entender que não vale a pena dar troco a esse tipo de criaturas. Toda e qualquer discussão entre portistas acaba irremediavelmente inquinada se for permitida a intervenção de slb's. É a verdade meu caro, devem existir por aí N de blogs de e para slb's, tal como devem existir N de blog's que com a máscara de tratarem sobre futebol, apenas pretendem denegrir e atacar o PORTO com artigos e comentários à la "rui santos". Isso não deveria ser permitido num blog com o potente nome O PORTO É O MAIOR, CARAGO, nem deveria ser esse o intuito. Mas como diz o noso caro Penta "quem sou eu para lhe dizer o que quer que seja sobre como administrar um (seu) blogue". O (seu) acrescentei eu que não o esqueço, nem pretendo.
    quanto a "procurem sempre dignificar a discussão futebolística com uma postura exemplar ao nível cívico e humano" se o meu caro se refere a deixar de tratar essa canzoada por canzoada, vou usar aqui uma figura que costuma usar um amigo que por acaso é careca e diz que só o ofendem quando lhe chamam cabeludo.

    Saudações PORTISTAS

    ResponderEliminar
  29. De facto quando não se tem argumentos, o melhor é ignorar, enfiar a cabeça na areia e julgarmo-nos os melhores do mundo.
    Os que não pensam como nós sofreram de lavagens ao cerebro ... mesmo que sejam a maioria, somos a elite superior ... está para se saber do quê ou em quê?????
    E claro que Lisboa continua a ser o mal de Portugal mesmo que as decisões que lá se tomam sejam tomadas por portuenses, até portistas.
    Já para não falar que o 2º circulo eleitoral do país é do ... Porto. Querem ver que também têm responsabilidade no que criticam?
    É obvio que há razões para criticar, mas não é em nome de regiões ou cidades, especialmente em nome da 2ª do país.

    Será que é tão dificil perceber que há bom e mau em todo lado?

    ResponderEliminar
  30. Viva, caro Pois.

    Eu penso que a presença de adeptos benfiquistas não tem necessariamente de ser encarada como um factor negativo visto que, felizmente, ainda existem pessoas capazes de trocar ideias mantendo um nível razoável de dignidade (ainda que seja de lamentar que os mais interventivos sejam, efectivamente, aqueles cujo objectivo é expressamente destruir qualquer tentativa de conversa recorrendo a todo o tipo de estratégias rasteiras, mas para esses há um bom remédio). A forma mais correcta de filtrar a participação dessas pessoas é, essencialmente, confrontá-los com os factos e argumentos para os quais deixam de ter resposta, o que os leva a abandonar rapidamente o jogo.
    Repare que existem vários blogues portistas onde a participação de adeptos de outras cores não é interditada, sem por isso deixarem de ser um espaço bastante activo e produtivo no que a discussões portistas se refere. A diferença é que a presença azul e branca nesses blogues é muito mais forte do que aqui, o que retira aos adversários o espaço de manobra de que necessitam para impor a sua presença através do único factor em que nos levam vantagem: a superioridade numérica. Eu acredito que, com o tempo, conseguirei inverter essa situação, não sendo forçado a impedir a participação de outros (visto que isso chocaria frontalmente com os meus princípios), mas cativando cada vez mais a participação activa dos adeptos azuis e brancos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  31. @ O Porto é o Maior carago

    caríssimo,

    mais uma vez afirmo que compreendo o seu ponto de vista e só lhe posso desejar FELICIDADES! - a todos os níveis - para o Futuro deste espaço que se deseja azul-e-branco ;)
    conte comigo para o aumento daqueles números ;)

    abraço


    @ Pois

    uma figura bastante pertinente, a desse teu amigo ;)
    está tudo lá! não são precisas mais palavras ;)
    ainda estou a enxugar as lágrimas de tanto rir. mesmo! ;)

    abraço


    @ anónimo

    «De facto quando não se tem argumentos, o melhor é ignorar, enfiar a cabeça na areia e julgarmo-nos os melhores do mundo»

    pois claro. nem mais. chega de "avestruzes".
    mas, permite-me a seguinte pergunta: e que argumentos utilizaste TU para rebater seja o que for do que foi anteriormente escrito?
    [e refiro-me só aos comentários a partir de 08 de Junho, neste 'post']

    saudações PENTACAMPEÃS!

    ResponderEliminar
  32. "mais uma vez afirmo que compreendo o seu ponto de vista e só lhe posso desejar FELICIDADES!"

    Muito obrigado.

    "conte comigo para o aumento daqueles números ;)"

    Ainda bem que assim é, pois espero contar com a sua ajuda, assim como a do Pois e a de todos os demais adeptos portistas que queiram colaborar. A propósito, lanço-vos desde já um convite: caso pretendam ver aqui publicado algum texto da vossa autoria que considerem pertinente dentro da temática e espírito do blogue, estejam à vontade para me informar de tal pretensão, pois terei todo o gosto de o colocar aqui com a devida referência ao autor.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  33. Meu caro,

    Pode contar com o meu portismo e com a minha atenção e quando estiver muito distraído com alguma intervenção perante um dislate de um slb. Mas não conte comigo para conversas com eles.
    Repare no seu GRANDE post "Gelsenkirchen " e no que derivou.
    Imagine um post seu tipo "O futuro do FC PORTO" e tente imaginar o interesse a intenção e a boa fé de qualquer intervenção de slb's. Imagine o contrário se quiser e pense como seria um PORTISTA num blog slb a discursar sobre o tema - enriquecedor.
    De resto, meu caro, como Portista, conte comigo, como leitor conte comigo, como futuro CAMPEÃO conte connosco.
    Ah, obrigado pelo convite que considerarei se for o caso, mas que para já não acho nada necessário.
    O MEU CARO DÁ BEM CONTA DO RECADO

    Saudações PORTISTAS

    ResponderEliminar
  34. @ O Porto é o maior carago!

    MUITO OBRIGADO! pelo gentil convite que endereçou. fiquei lisonjeado ;)
    considerarei essa hipótese quando a nova época principiar. como afirmou o "Pois" «para já não acho nada necessário.O MEU CARO DÁ BEM CONTA DO RECADO». ;)

    saudações PENTACAMPEÃS!

    ResponderEliminar