sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Laurentino Dias: qual é a verdade desportiva que pretende?

Laurentino Dias veio a público esta semana afirmar que espera que o novo campeonato seja um exemplo de desportivismo e de verdade desportiva. Existe nas suas palavras um reconhecimento implícito de que as coisas não estão bem no futebol português, pois, se a verdade desportiva fosse um dado adquirido, a mesma seria assumida por todos com naturalidade, não sendo necessário vir o Secretário de Estado do Desporto falar agora no assunto. No entanto, Laurentino Dias e seus pares têm finalmente de compreender que não é com meros processos de intenção que o futebol português irá melhorar, mas sim com uma acção firme, justa, isenta e idónea das autoridades.
Eu costumo dizer (em jeito de brincadeira mas muito a sério) que em Portugal os assaltantes de bancos não necessitam de usar capuzes, passa-montanhas ou meias de lycra enfiadas na cabeça para esconder a sua identidade. Basta-lhes vestir uma camisola do Benfica para que, imediatamente, beneficiem da passividade das autoridades, tal é o clima de impunidade que se verifica no nosso país em torno de tudo o que envolva interesses do clube da Luz.
Depois de tudo o que se assistiu ao longo da época passada, marcada por uma sucessão de decisões da Comissão Disciplinar que interferiram directamente com o livre desenrolar do campeonato, a arbitragem de João Ferreira na Supertaça vem suscitar novos e legítimos receios para o campeonato que agora se inicia, constituindo mais um exemplo flagrante do nível chocante de corrupção que o nosso país atingiu, quer pela actuação facciosa do juiz no decorrer da partida, quer pela inoperância da FPF perante a agressão do árbitro a um jogador, quer ainda pelo branqueamento obsceno de que beneficiou por parte da comunicação social lisboeta.
O Youtube não serve apenas para publicar as escutas telefónicas que interessam ao lobby lisboeta. Também permite divulgar resumos de imagens como este, que denunciam o que se passa realmente no futebol português. 
Dr. Laurentino Dias, as imagens falam por si e só não as vê quem não quer. Depois não diga que não estava avisado.

22 comentários:

  1. Meu caro,

    A verdade desportiva que o sujeito pretende é no final o slb ficar na frente. Nem que para isso tenha que passar-se o que passou na famos Liga dos Tuneis ou então seja necessário o Andrea Bocelli vir apitar os jogos da superequipa de modo a possibilitar que façam esta época o que nas anteriores já fizeram a Anderson; Lisandro; Eurico entre outros.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Ó amigo e que tal, já estás a gostar mais das declarações do André Villa-Boas?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. caríssimo,

    tenho estado "ausente" devido a problemas informáticos que me têm atormentado o juízo (e alguma perda de cabelo à mistura). mas, sempre que puder e enquanto não os soluciono, virei a um dos meus espaços de eleição "bitaitar" à maneira.

    saudações PENTAcampeãs!

    ResponderEliminar
  4. Podes berrar à vontade! Deves julgar-te muito importante para teres a pretensão de que o Laurentino Dias vai ter em conta a tua visão azul do teu mundo restrito à area da foz do Douro.

    ResponderEliminar
  5. eu acho que a «visão azul» do mundo do 'O Porto é o maior, Car@go!' é mais lá para a área do Estádio do Dragão. e de lá, alastra-se por toda a bluegosfera ;)

    saudações PENTAcampeãs!

    PS1: companheiro de batalha, não desistas de «malhar» em quem considera que é mais «glorioso» do que todos os outros juntos, sem se aperceber que incorre numa Soberba desmedida. e podes contar com o meu apoio total - dado que agora já tenho o computador operacional ;)

    PS2: já cá faltavam os cobardes passarinhos que se refugiam no anonimato. a dor de cabeça destes últimos quinze dias já deve estar a passar e, como se aproxima mais uma jornada - e persistem as movimentações para aquisição de jogadores com os petrodólares de Angola - já se sentem com ânimo para visitarem sítios azuis-e-brancos. haja paciência para estes pobres coitados...

    ResponderEliminar
  6. "dado que agora já tenho o computador operacional"

    Então sê bem vindo de volta a este campo de batalha virtual :)

    ResponderEliminar
  7. É curioso a troca de galhardetes e a visão do blogue.

    Anonimato - como se alguém se tenha identificado, apesar dos slogans e siglas que usam, algumas discutiveis e na minha opinião ridiculas.

    Campo de Batalha? - pensei que era só para exprimir ideias. E já agora, só pode visitar e participar no blogue quem é portista, de preferência, fanático e cego? E não rotulem quem não concorda convosco como Benfiquista. Existem muitos mais, inclusivé no Porto, que discordam de vocês e nada têm a ver com o Benfica, os tais que vocês chamam passarinhos, mas que vos borraram a pintura o ano passado.

    ResponderEliminar
  8. caro "O Porto é o Maior, car@go!",

    com o comentário das 13:05 de 20 de Agosto comprova-se a teoria de que há quem distorce os factos e/ou não sabe interpretar um texto. explico.

    o caríssimo escreveu: «Então sê bem vindo de volta a este campo de batalha virtual» e logo houve quem se incomodasse, se indignasse e escrevesse: «Campo de Batalha? - pensei que era só para exprimir ideias». ou seja: tomaram a parte pelo todo. mais uma vez...

    cansa ter que explicar que todo este mundo é virtual. sim!, virtual. não nos conhecemos, nunca nos visitámos, nunca tomámos café juntos.
    no limite, talvez já nos tenhámos cruzado na rua e/ou tenhamos amigos em comum.
    mas no fundamental partilhamos uma mesma paixão: o pulsar do nosso FC Porto! é essa a razão da minha visita diária ao seu blogue. e é este interesse comum que nos aproxima. e, claro, este amor pelo clube faz com que defendamos a nossa dama com todas as nossas forças, à semelhança do nosso presidente. o que, por inerência, faz com que nos revoltemos contra os ataques que, neste espaço, lhe são dedicados. assim (penso) se justifica o epíteto de «campo de batalha virtual». é que também desconhecemos quem o faz. literalmente.

    [continua]

    ResponderEliminar
  9. e aqui parto para a segunda parte do meu comentário: a cobardia do anonimato.
    também cansa ter que explicar que há uma enorme diferença entre um 'nick' [como que uma alcunha] registado como o meu e um anónimo. a diferença reside precisamente na dicotomia registo/anonimato. é que, estando registado como blogger, existe um endereço electrónico e um e-mail. e, por exemplo e no limite, em caso de insulto gratuito, o administrador de um blogue pode intentar uma acção judicial contra a minha pessoa, se eu enveredar por esses (vis) caminhos. ou seja: serei sempre responsável pelo que escrevo e serei sempre identificável por tal. já um anónimo...
    no fundamental: a minha opinião é que quem se refugia no anonimato não passa de um cobarde. esses têm tanto valor para mim como aqueles que se dedicam a atirar pedras ao telhado do vizinho mas escondem sempre a mão.

    por último e a propósito de interrogações como: «E já agora, só pode visitar e participar no blogue quem é portista, de preferência, fanático e cego?».
    penso que, e por administrar um blogue como o meu caro, toda a gente é bem-vinda desde que venha por Bem. o que se verifica neste seu espaço é que há alguns que só bitaitam de uma forma que, convenhamos, por vezes é um pouco desagradável. ou seja: não vêm por Bem e fazem de tudo para chatear uma pessoa, distorcendo a Realidade. curiosamente, estes a quem me refiro refugiam-se (cobardemente) no anonimato. coincidências... adiante.
    também é curioso que as suas "opiniões" sejam coincidentes com os responsáveis daquele clube cujo nome não se deve pronunciar - e que nos «borraram a pintura o ano passado», graças a túneis e afins, quando antes estiveram quatro anos a ver navios. coincidências, certo? certo.

    só que eu não acredito em coincidências.
    mas, para esses passarinhos, eis algumas perguntas: não vos preocupa que ainda não tenham arranjado substitutos à altura do Di Maria e do Ramires? não vos preocupa que o clube não apresente um fio de jogo condizente com o plantel que possui - mais talhado, na minha opinião, para um 4-4-2 ou 4-2-3-1 do que para um 4-3-3 puro? e o que dizer da "sul americanização" do plantel, à imagem do que aconteceu no ano passado no FCP e que tanto foi criticado?
    são questões sérias, bem sei. e que interessam a quem gosta de Futebol, mas sobretudo aos passarinhos. só que há um problema no meio disto tudo: é que o emblema que identifica as cores do administrador deste blogue não são coincidentes com adeptos daquele clube. pelo que, e para finalizar, quem aqui vem e não se identifica com o emblema que orgulhosamente patenteia «valor, lealdade e mérito», saberá de antemão que existe uma enorme probabilidade de a sua realidade não ser coincidente com a lavagem cerebral diária de TVI's, SIC's, SLB tv's, SportTv's, pasquins da Travessa da Queimada e afins.

    por último: penso que todos aqueles que, mesmo não sendo passarinhos, têm uma atitude crítica construtiva serão sempre respeitados.

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  10. Face ao ultimo comentário cumpre esclarecer o seguinte:

    1º O anonimato não garante qualquer impunidade. É sempre possivel chegar a quem produz os comentários.

    2º O futebol de facto não me preocupa, só não gosto é que o "ataque à dama dos outros" seja confundido com a "defesa da nossa dama", dizendo sistematicamente mal de tudo o que seja referente a Lisboa e ao Benfica, como se o FCP e o Porto fossem exemplos a seguir no que aqui é criticado. É uma questão de coerência, consistência, de olhar para nós antes de criticar os outros, de tentar perceber porque existem opiniões contrárias ... enfim de inteligência! Se não gostam, apaguem, pelo menos tem de ler para saber que não gostam e também não é objectivo publicar, senão também fazia um blogue ou algo parecido.

    3º Abram os olhos, vejam o que são e depois olhem para os outros!

    ResponderEliminar
  11. "3º Abram os olhos, vejam o que são e depois olhem para os outros!"

    Gostaria de saber se você também vai dar lições de moral para os blogues benfiquistas onde o FC Porto é constantemente alvo de críticas e até de insultos. E, já agora, gostaria de saber o que é que você, como adepto encarnado, fez para demonstrar o seu desagrado com a política da BenficaTV que não se cansa de atacar os clubes rivais com todo o tipo de críticas, acusações e humor rasca.

    ResponderEliminar
  12. @ anónimo das 07:41 de 23-08-2010

    «Se não gostam, apaguem, pelo menos [têm] de ler para saber que não gostam e também não é objectivo publicar, senão também fazia um blogue ou algo parecido»

    então, crie um blogue. faça-o! é grátis, veja lá! o que perde é Tempo, dado que a sua permanente actualização exige dedicação.

    sobre as lições de Moral, acredite que me passaram ao lado no sentido em que, ao lê-las, percebi de imediato que o sr(a) preza bastante o culto do Narciso. e de soberba e prepotência já me bastam aquelas e aqueles com quem me cruzo no dia-a-dia pessoalmente (isto é, ao vivo e a cores).

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  13. Se não se importam, prefiro visitar-vos de vez em quando!
    Não pretendo dar lições de moral, mas se entender o que escrevo como tal, é livre de o fazer.
    Quanto aos insultos os seus vão muito para além do Benfica, atingem Lisboa só por aí estarem sediados os orgão de soberania com representantes, como é óbvio, de todo o país, sendo a zona do Porto a 2ª mais representativa. Assim sendo, quando que critica o que acha mal, não entendo porque são os interesses de Lisboa, quando muito poderão ser os interesses decicidos em Lisboa por quem decide, inclusivé pelos representantes do Porto.
    "E, já agora, gostaria de saber o que é que você, como adepto encarnado, fez para demonstrar o seu desagrado com a política da BenficaTV que não se cansa de atacar os clubes rivais com todo o tipo de críticas, acusações e humor rasca."
    Já que me quer considerar adepto Benfiquista, tudo bem, também pode ser SCP e FCB, mas não tenho BenficaTV. No entanto se fazem o qeu diz não fazem nada mais do que você, como tal estando errado, você também está errado.
    Se é o Narciso que penso que se está a referir, também não gosto dele, mas esqueça lá a soberba e prepotência. Lá porque escrevo o que não gosta, isso não sinónimo de soberba e prepotência até porque independentemente do que me considera, tenho a certeza que ninguém é santo e que em todo o lado há bom e mau.
    Assim sendo atirar pedras, sem olhar para nós próprios, não tem lógica.
    Desculpem se vos incomodo, afinal podem sempre apagar.

    ResponderEliminar
  14. "Se não se importam, prefiro visitar-vos de vez em quando!"

    Pode visitar-nos as vezes que quiser que será bem-vindo, desde que respeite o nosso direito à opinião e não pretenda vir para aqui com falsos moralismos e psicologia barata.

    Você também é livre de interpretar o que eu digo como quer. Como tal, se acha que as minhas críticas à política desastrosa de Lisboa que, dia após dia, arrasta Portugal para o fundo do poço, nada me resta senão lamentar. Mas, por favor, não tente fazer de mim parvo com argumentos infantis e bacocos, como esse da localização dos órgãos de soberania.
    Todos sabemos que muitas das decisões que passam na Assembleia da República nada têm a ver com os verdadeiros interesses do país, mas com as políticas partidárias e interesses de lobbies instalados que ultrapassam em muito a vontade do povo. Além disso, muitas decisões importantes para o país, designadamente a aplicação dos fundos europeus para o desenvolvimento, o turismo, etc, acabam por cair no domínio de instituições públicas que, não sendo representadas por gente de outras regiões que não a capital, repartem o bolo da forma que todos sabemos: 90% para Lisboa, o resto para distribuir aos pobres. Continuar a fingir que se desconhece esta situação, ou pior, pactuar com ela, é uma irresponsabilidade criminosa.

    "No entanto se fazem o qeu diz não fazem nada mais do que você, como tal estando errado, você também está errado."

    Você terminou a sua mensagem anterior aconselhando-nos a "abrir os olhos, ver o que somos e depois olhar para os outros". Como tal, é legítimo que lhe perguntemos se é fiel a essa filosofia independentemente dos interesses envolvidos, ou se, pelo contrário, não passará de mais um hipócrita disfarçado de falso moralista que, ora critica, ora se cala, consoante a sua própria perspectiva.
    A tentativa de comparar este blogue ao canal privado de um clube, ignorando a abismal diferença entre os seus respectivos alcances mediáticos e a responsabilidade que ambos representam, é ridícula e desonesta e acaba por deixar cair a sua máscara de pseudo-moralista. Afinal, como pode outorgar-se no direito de mandar um simples cidadão olhar para si mesmo, se é incapaz de condenar, com a mesma convicção, um canal que dá voz a uma instituição com milhões de adeptos?
    Tal como disse o Penta, é muito fácil vir para aqui, a coberto do anonimato, criticar a nossa atitude. Por uma questão de coerência, seria exigível que você tivesse o mesmo espírito crítico para com a BenficaTV, mas isso implica dar a cara, algo que você não quer fazer, não é mesmo?

    ResponderEliminar
  15. ...

    enfim. mais do mesmo.
    não gosto de me repetir, pelo que terminei a minha opinião sobre o anonimato e outros quejandos no comentário anterior.

    @ O Porto é o Maior, car@go!

    caríssimo,
    por vezes uma "retirada estratégica" é o melhor a fazer. afinal, acabamos sempre nos célebres "argumentos circulares", por assim dizer ;)

    abraço

    ResponderEliminar
  16. "acabamos sempre nos célebres "argumentos circulares", por assim dizer"

    Não será este o caso, garanto. Não permitirei que ninguém tente desvirtuar as conversas com pseudo-moralismos bacocos e psicologia barata.

    ResponderEliminar
  17. Meus caros,

    Ao menos o outro sempre foi (e ficou) p'ra casota, anda a rebuscar nos arquivos um início de época ainda pior do que este e assim poder dizer: este não foi o pior.
    Já agora este último não é vermelho, concerteza é verde, verde melancia.

    Saudações PORTISTAS

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Desculpem a falha!

    Esqueci-me de agradecer a permissão para vos visitar, com a promessa de boas-vindas!

    Respeitarei a vossas opiniões se respeitarem as minhas! É lógico, coerente e consistente, não é?

    ResponderEliminar
  20. "Quanto ao pois, é obviamente parvo!"

    Apesar da sua fraca argumentação, eu ainda pensei em responder-lhe. Mas quando optou por insultar um participante deste blogue, não me deixou outra alternativa que não fosse eliminar o seu comentário.
    Você não está na sua casa. Respeite este espaço e será respeitado.

    ResponderEliminar
  21. Meu caro,

    Não apague os comentários por minha causa. Apague todos aqueles que não se adequam com o seu blogue que, relembro é:

    "O PORTO É O MAIOR CARAGO"

    ResponderEliminar
  22. Caro anónimo,

    Conhece o seu lugar, vá para lá, não saia.

    Eu prometo que estou a estudar o seu caso
    http://www.instinto.pt/site/artigo.php?AGtTZAtela9Xr1tela9Xr1=ADZTNlRn

    ResponderEliminar