domingo, 20 de março de 2011

Allez Porto, allez!

Falta nesta altura pouco mais de uma hora para o início do jogo do Dragão onde o FC Porto irá defrontar a Académica de Coimbra e eu já estou a preparar-me para "entrar em campo".
Esta partida assume hoje uma importância especial visto que, em caso de vitória, os portistas ficam em excelentes condições para se sagrarem campeões nacionais já na próxima jornada, altura em se deslocam à Capital para defrontar o 2º classificado no seu reduto. Aliás, bastará que os lisboetas percam pontos no jogo de amanhã em Paços de Ferreira para que o FC Porto necessite apenas de um empate na Luz para atingir o principal objectivo da época. Nestas circunstâncias, só uma hecatombe impedirá que se realize este ano um São João antecipado na cidade do Porto, mas atenção! A prepotência pode causar dissabores! Que o digam os adeptos do Benfica que, na época passada, se foram divertindo a "reservar" vários locais da Invicta para os seus festejos, convencidos de que a vitória no Dragão não lhes escaparia, e bem tiveram de guardar a viola no saco. Há que manter o discernimento e a concentração até final da competição pois nada está ainda decidido, tanto mais que os nossos rivais farão todos os possíveis para, na impossibilidade de nos retirar o campeonato, impedir que o ganhemos sem qualquer derrota. Trata-se, obviamente, de um objectivo mesquinho mas que assumirá, na perspectiva encarnada, um significado de vida ou morte. Por isso, hoje à noite, gritemos a uma só voz: Allez Porto, allez! Nós somos a tua voz! Queremos esta vitória! Conquista-a por nós!

2 comentários:

  1. Bom dia,

    É inadmissível a entrada em jogo do FC Porto.

    Tudo bem que vimos de uma jornada europeia, havia que gerir esforço, mas entrar numa atitude passiva, lenta e sem pressing, à espera que a nossa superioridade fizesse com que o golo aparecesse, é totalmente errada.

    Os primeiros 35 minutos, sem tirar mérito à Académica, foram complicados muito por culpa nossa.
    A Académica muito bem posicionada, num rápido contra-ataque chegou ao golo, e ainda bem ... pois só assim a nossa equipa acordou para o jogo, e ainda nos últimos 10 minutos da primeira parte poderíamos ter empatado.

    A segunda parte foi totalmente diferente. Um FC Porto a jogar rápido, acutilante, e as oportunidades a surgir em catadupa.
    Após a entrada de Moutinho, a equipa ficou mais pressionante e com naturalidade marcamos 3 golos, poderíamos ter marcado mais, mas também seria injusto para uma Académica que se bateu bem no Dragão.

    Melhor em campo Guarin, que está a fazer uma época fantástica.
    Fernando muito bem nas suas tarefas, mas a partir do momento que precisávamos virar o jogo foi bem substituído por Moutinho, que mais uma vez se mostra uma peça determinante no esquema de Villas-Boas. João Moutinho é fantástico, equilibra a equipa... tácticamente é perfeito.
    Fucile esteve muito bem a atacar e a defender, fazendo o melhor jogo da época.
    Belluschi muito bem nas transições e nas ruturas.
    Varela fantástico a desequilibrar pela ala.
    Falcao, Hulk e Alvaro Pereira estiveram menos bem.

    O árbitro teve alguns erros. Duvida no lance da intencionalidade ou não de Rolando em jogar a bola com a mão. É um lance difícil de avaliar, pois Rolando parece-me ter exclusiva intenção de cabecear a bola e esta ressalta ao braço.
    Duvida também num suposto penalti por marcar sobre Hulk na primeira parte, embora seja discutível se o jogador da Académica começa ou não a puxar a camisola fora da área.
    Amarelo ridículo a Maicon, nas barbas do fiscal de linha, que ainda se achava com razão.
    Luiz Nunes teve entrada violenta sobre Belluschi que deveria ter sido sancionada com cartão vermelho.

    Espero que a Académica consiga a manutenção, e que consiga alcançar a final da Taça de Portugal. É uma equipa que pratica um futebol positivo, e não fosse a saída de Jorge Costa, estaria nesta altura já a salvo da descida.

    Fantástico o apoio dos mais de 46 mil que ontem se deslocaram ao estádio e tiveram a paciência, para levar com 35 minutos enfadonhos, e que puxaram pela equipa para mais uma vitória rumo ao 25º. título.

    Falta-nos uma vitória para sermos campeões. Se for na Luz terá um sabor especial, e o título será comemorado do relvado até ao fim do túnel!

    Abraço e boa semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. "Podem até ter orgasmos cerebrais, de caquinha"

    Imagino, pelo teor do seu discurso, que deve estar a ter mais um dos seus descontrolos mentais, mas eu já o avisei de que a sua conversa infantil, arruaceira e insultuosa não tem aqui cabimento. Vá discutir futebol com os seus amigos da tasca da esquina, já que esses, tendo provavelmente a sua idade mental, compreenderão melhor esse tipo de linguagem.

    Passe bem.

    ResponderEliminar