domingo, 20 de março de 2011

Passagem notável aos quartos de final

A passagem do FC Porto aos quartos de final da Liga Europa é notável em vários aspectos:

1) Com esta vitória sobre o CSKA no Dragão, os azuis-e-brancos tornaram-se na equipa portuguesa com maior número de vitórias internacionais na mesma época - nada mais, nada menos que dez! - um record já de si muito difícil de ultrapassar, mas que poderá ainda ser melhorado tendo em conta que o Porto irá realizar, no mínimo, mais dois jogos na Liga Europa.

2) Não é normal nesta fase adiantada da competição uma equipa eliminar o seu adversário com vitórias nas duas mãos, um facto que vem reforçar o favoritismo dos azuis-e-brancos nesta prova da UEFA

3) A presença nos quartos de final da prova traz para o clube ganhos em termos financeiros e de prestígio que são sempre importantes, reduzindo parcialmente os prejuízos causados pela ausência da Liga dos Campeões.

4) Esta presença nos quartos representa também uma projecção internacional e consequente valorização dos jogadores do plantel que poderão ser importantes em futuras transferências.

5) Portugal consegue assim a proeza nunca dantes vista de colocar três equipas nos quartos de final de uma competição europeia, o que abre excelentes perspectivas na vinda do troféu para o nosso país.

6) FC Porto contribuiu ainda para que Portugal se distancie da Rússia no ranking europeu, o que permitirá contar com três equipas nacionais na Champions League em 2012.

Por estes motivos (e, provavelmente, mais alguns), temos de estar satisfeitos com a prestação da equipa na corrente época. No entanto, tendo em conta que faltam apenas duas vitórias para assegurar a conquista do título de campeão nacional, algo que nos permitirá encarar a Liga Europeia ainda com maior empenho e ambição, será prematuro sonhar com a conquista de mais um troféu internacional?

Sem comentários:

Enviar um comentário