quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que se diz na blogosfera encarnada

Como sempre acontece quando o FC Porto nos proporciona mais uma vitória importante, gosto de passar os olhos pela imprensa e pelos blogues adversários para ver o que por lá se diz.
Entre as costumeiras choradeiras sobre arbitragem, críticas ao treinador e acusações à direcção encarnada, diverti-me imenso com algumas frases escritas por adeptos do "glorioso", autênticas pérolas da literatura futebolística que aqui transcrevo e que espelham bem a confusão de ideias que a vitória do FC Porto na Luz causou nas pobres almas afectas ao clube da luz apagada.

Assim, o blogue "O belo voar da águia" diz que «ir a outra final com o Porto e perder, mais vale ser eliminado já pelo Braga. Não conseguirei suportar outro vexame como aquele que sofri ontem». No mesmo blogue, um comentador confessa que «acordei às 4 da manha e a primeira coisa que me veio a mente foi o resultado com o fcp. As lagrimas vieram-me logo aos olhos, não suporto mais vexames como o de ontem», «eles tem uma equipa muito superior a nossa muita compacta muito homegenea que jogam de olhos fechados com uma mentalidade germanica wining wining wining,ao contario de nos que somos uma equipa desmotivada e derrotada a partida porque nao temos a tal mentalidade que eles tem».

No "Anti-tripa", um comentador anónimo também reconhece que «o Benfica bem pode é rezar para não sofrer outra humilhação.... por isso eu prefiro perder pos braguilhas na meia final para não ter de ser outra vez enxovalhado.... O mesmo comentador acrescenta ainda: «Detesto o nacional da madeira por causa do seu presidentezeco corrupto, mas neste momento sou OBRIGADO a agradecer-lhes por terem eliminado o porto da Taça da Liga. Se assim não fora teríamos outra HUMILHAÇÃO».

O "Águias da Beira" escreve: «A mim o que me custa não é ver este adversário ganhar na Luz , o que me custa é ser dominado na Luz».

Mas o melhor está guardado para o fim. No blogue Taberna Bermelha, o autor dá largas à sua frustração neste pequeno excerto que, diria eu, é o espelho da nação encarnada:  «Já vi o meu clube levar 7, levar 5 de ambos os rivais, ser eliminado por Gondomares, etc, etc, perder finais europeias, perder taças, supertaças, campeonatos e diversos jogos importantes. Já vi o Benfica ser presidido por um ladrão, já passei por operações coração, por equipas ridículas nos anos 90 feitas por jogadores que deveriam ter pago para sequer treinar no campo nº3 do Estádio da Luz, quanto mais para envergar o manto sagrado, já vivi imensos momentos tristes e humilhantes para além dos que já aqui enumerei e sempre de cabeça erguida, mas hoje foi demais... Hoje fui "obrigado" a baixar as calças e me deixar enrabar perante tamanha impotência e banho de classe, bola e superioridade que levamos.»

Bolas, nem imagino o quanto deve ter doído...

4 comentários:

  1. Ia comentar este excelente post mas como já percebi, porque sigo este desde há uns tempos, que gosta mais de comentários dos "outros" dos que dos "nossos" desisti da ideia.
    E até percebo a lógica desse seu raciocínio. Quer debater e dar direito ao contraditório e não acontece isso com os comentários dos "nossos" pois são só para concordar e não discordar, coisa que os "outros" fazem aqui com uma violência à qual eu nunca aceitaria nem me deixaria rebaixar mas... o blog é seu e você é que sabe.

    Pá!!, acabei de comentar quando não o queria fazer. Que contradição. Argh.(lol)

    Parabéns pelo excelente blog e continuação do belo trabalho aqui realizado.
    Parabéns também a nós que temos mais sorte que esses lampiões apagados do post.

    ResponderEliminar
  2. Ora viva, caro Filipe.

    Antes de mais, devo reconhecer que você tem razão. A manutenção deste blogue consome uma boa dose do meu tempo livre, muitas vezes em prejuízo de outros prazeres e deveres que acabam por passar para segundo plano. Para minha tristeza, isso impede-me de dar a devida atenção aos Dragões que por aqui deixam os seus comentários, o que lamento.
    É certo também que, aparentemente, acabo por dar maior importância aos comentários dos "outros", mas isso prende-se apenas com o facto de o meu portismo me impedir de deixar um ataque ao nosso clube passar sem a devida resposta. Obviamente, seria muito mais fácil para mim apagar os insultos e acusações, mas isso seria dar aos nossos adversários a possibilidade de nos acusarem de não termos argumentos, um trunfo que eu não lhes concedo.
    Deixe-me, no entanto, deixar-lhe aqui um desabafo: ontem, por exemplo, este blogue teve quase 300 visitas, cuja maioria, suponho eu, serão portistas, mas você foi o único que aqui deixou um comentário. Não sei se será por falha minha que isso acontece, mas estou certo de que este espaço seria bem melhor para todos nós se as pessoas participassem mais activamente, não lhe parece?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Como já disse antes, sigo este blog há algum tempo, há ano e meio, de uma forma diária sem ter falhado um único dia, garanto. A ideia que me dá é que muitos não comentam por terem percebido aquilo que eu já disse, é dada mais "importância" aos vermelhuscos e às suas baixezas do que aos Portistas. Como também já disse e pelo que li no seu comentário anterior, tem toda a lógica, porém acho que é esse o factor(e consequente sub-factor) que fazem com que muitos Portistas leiam mas se abstenham de comentar, até porque assim evitam também de serem insultados ou puxados para uma conversa baixa e estúpida com um qualquer vermelhusco que vem aqui aliviar as suas frustrações.
    É que discussões estúpidas com um estúpido é perca de tempo pois o estúpido estará desde logo em vantagem.

    Há outra coisa que é estranho neste blog e que vai dar também a este assunto.
    É um blog muito... limpinho, ou seja, com bom gosto, bem organizado, com textos muito escorreitos e assertivos mas depois... aceita comentários que abandalham tudo e deixam isto com um ar de bipolaridade.
    Acho que isso também assusta.
    Explicando-me melhor, é um blog de alguém que se percebe ser educado inteligente e bem formado mas que dá azo a que certos aziados sectaristas acéfalos vomitem aqui o seu ódio e conspurquem o bom trabalho feito e isso "assusta", ou seja, dá a sensação a quem aqui passa que não se está ao nível baixo da maioria dos que comentam(vermelhuscos) e de nem se conseguir estar ao nível alto do bloger e do trabalho que é apresentado em quase todos os posts.

    Não sei se interpretei bem as várias ideias que já li aqui e noutros blogs sobre este blog mas é a ideia que eu tenho sobre o O Porto é o maior, carago!.

    Quanto ao eu comentar duas vezes em dois dias seguidos devo dizer que é uma raridade pois apesar de ser leitor diário de vários blogs(muitos mesmos) a verdade é que é muito raro comentar e muito menos duas vezes no mesmo post, por isso, conte comigo como leitor assíduo mas como comentador apenas esporádico. Agradeço-lhe e peço-lhe que mantenha o excelente trabalho até agora realizado, é para mim o blog Portista que mais prazer dá a ler e até tenho pena quando faço a minha ronda diária pela blogosfera e se passam dias sem post novo mas compreendo que as coisas boas não abundam nem se fazem às paletes e o tempo como você mesmo disse é escasso.
    Faça o que puder no blog e não descure o que é mais importante para si que nós Portistas cá vamos passando e apreciando.
    Mais uma vez obrigado pelos bons textos e um abraço azul e branco.

    ResponderEliminar
  4. Periodicamente, consulto o Sitemeter para analisar o número de visitantes e de páginas visualizadas. Tenho a noção de que, em média, passam por aqui diariamente cerca de 100 pessoas, o que, não sendo nada de transcendente, constitui um razoável motivo para continuar o trabalho. No entanto, são palavras como as suas que me dão verdadeiramente a força e o incentivo para melhorar o blogue. Agradeço-lhe por isso.

    Infelizmente, não concordo com a sua perspectiva de que o problema se resolve impedindo a presença de vermelhos, e digo infelizmente porque, se eu acreditasse que a solução seria assim tão fácil, já a teria adoptado há muito. Na verdade, passam-se várias semanas sem se vislumbrar aqui a presença de adeptos do clube do regime e nem assim se verifica um aumento da participação de portistas, apesar das estatísticas apontarem para um notório crescimento do número de visitantes. Penso que o problema terá mais a ver com algo que você disse: este blogue tem um ar demasiado "limpinho", o que lhe retira aquele ambiente de tertúlia académica propícia a uma boa discussão futebolística. Por outras palavras, quando as pessoas querem discutir futebol apaixonadamente e com uma cerveja na mão, vão ao café Piolho, não vão ao Magestic, compreende?

    De qualquer forma, eu proponho-me a fazer uma experiência: durante o próximo mês não permitirei a entrada de comentários de adeptos vermelhos. Veremos pois se, de facto, essa medida potencia a participação dos Dragões, ainda mais numa fase em que se avizinham jogos de elevada importância para o nosso clube, designadamente a eliminatória da Liga Europa e a final da Taça de Portugal, que tanto darão que falar.

    Um abraço azul e branco e, mais uma vez, obrigado pelas suas palavras.

    ResponderEliminar