sábado, 6 de agosto de 2011

Supertaça 2011/2012 - O início de mais uma época gloriosa?

Já é conhecida a lista de convocados do FC Porto para o jogo da Supertaça que se realizará amanhã no Estádio Municipal de Aveiro, frente ao Vitória de Guimarães. Sendo este o primeiro jogo oficial da época 2011/2012, esta convocatória permite retirar já conclusões importantes quanto ao plantel com que os dragões irão defender o título de que são detentores, um facto importante para os adeptos que poderão finalmente respirar de alívio depois de terem assistido, durante o defeso, a um desfiar diário de contra-informação, veiculada fundamentalmente pelos jornais lisboetas, anunciando a saída de todos os nossos jogadores titulares. Nada mais longe da verdade, tal como podemos agora confirmar.

Na baliza teremos muito provavelmente Helton a titular e Bracali no banco. Fica assim cada vez mais evidente que Beto deverá mesmo sair emprestado para outro clube a fim de ter a possibilidade de jogar com maior frequência, tal como era, aliás, seu (legítimo) desejo.

Na defesa estarão Sapunaru, Rolando, Otamendi, Maicon, Sereno e Fucile. O recém-regressado Álvaro Pereira ainda não faz parte dos convocados para este jogo, pelo que se prevê que o seu lugar seja entregue, ainda que provisoriamente, a um dos seus companheiros. Sereno afigura-se-me como o mais sério candidato a sair, mas tal não será taxativo. O ingresso de Alex Sandro e de Danilo, que podem ocupar as alas da defesa, constituem importantes reforços, mas a saída de Sereno deixaria o eixo algo descompensado. Nesse sentido, talvez não sejam totalmente desprovidas de sentido as notícias que dão conta de uma oferta do FC Porto por Elianquim Mangala, central do Standard Liège.

No meio-campo teremos Souza, João Moutinho, Rúben Micael, Guarín e Belluschi. O meu palpite é que Vítor Pereira irá apostar inicialmente nos três primeiros, deixando o colombiano e o argentino para posterior substituição conforme o decorrer da partida.

Na linha avançada estarão Hulk, Falcao, Kleber, Varela e Djalma. Salta uma vez mais à vista a ausência de Walter (que se afigura como mais um sério candidato à saída) e a aposta em Djalma, ainda que, na minha opinião, a presença do angolano se deve apenas ao facto de James Rodriguez se encontrar ao serviço da selecção do seu país.

De notar ainda a ausência de Fernando que parece confirmar aquilo que há muito nos parecia evidente: o brasileiro não faz parte dos planos do FC Porto e o FC Porto não faz parte dos planos do brasileiro. Simples. Só falta gora que surja na mesa de Pinto da Costa uma proposta aceitável para que o médio vá jogar noutras paragens.

A exemplo do que aconteceu aquando da final da Taça de Portugal, não se espera um jogo fácil frente ao Vitória de Guimarães. No entanto, o facto de o FC Porto ter mantido a equipa da época passada intacta e de se encontrar numa fase de preparação que me parece mais adiantada do que o seu opositor constituem fortes argumentos a nosso favor, tudo fazendo crer que conseguiremos iniciar a nova época da mesma forma que começamos a anterior: conquistando a Supertaça. Resta saber se este jogo nos catapultará para mais uma época gloriosa como aquela que recentemente vivemos. Que role a bola!

2 comentários:

  1. Boa noite,

    Amanhã o FC Porto entra em campo para disputar o primeiro troféu oficial da época.
    Será uma oportunidade para tentarmos conquistar este troféu pela terceira vez consecutiva, algo nunca conseguido na história desta Supertaça.

    O adversário é valoroso, manteve a estrutura técnica da época passada, e na maioria os jogadores mais influentes permaneceram. Também se reforçou bem, com Pedro Mendes, Leonel Olimpio, Fortes um jovem de grande valor, e com o tal "Hulk Argelino" de seu nome El Arbi Soudani.

    Manuel Machado é um profundo conhecedor do FC Porto, e por conseguinte advinham-se dificuldades.

    O FC Porto, apesar da saída de Villas-Boas, efectuou uma transição pacífica.
    Vítor Pereira é um excelente treinador, e a equipa está bem física e psicologicamente para esta partida, que em condições normais, com maior ou menor dificuldade vencerá, respeitando sempre o adversário.

    Vai ser mais um jogo entre equipas do norte, e espera-se uma grande festa, tal como na final da Taça de Portugal, e que só não será melhor, por causa do horário absurdo escolhido para esta partida.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Vamos pedir pouco, uma coisa de cada vez, hoje a Supertaça...

    Abraço

    ResponderEliminar