terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Coacção sobre Pedro Proença

«FODAM ESSE BICHO! EU JÁ O AVISEI QUE SE ROUBAR VAI TER MAIS UNS DENTES PARTIDOS
PEDRO PROENÇA 917628688»

Esta mensagem, tal como aqui a transcrevo, é apenas uma entre dezenas de outras mensagens publicadas hoje por adeptos benfiquistas nos blogues afectos à cor encarnada e que, de uma forma mais ou menos directa, fazem apelo à violência sobre o árbitro do clássico da próxima sexta-feira.  De facto, a partir do momento em que Pedro Proença foi apontado pela comunicação social como o escolhido para ajuizar a partida que porá em confronto o FC Porto e o Benfica, a blogosfera encarnada foi inundada por mensagens que dão conta da pretensão de muitos adeptos benfiquistas em coagir o árbitro para que favoreça o seu clube, não só através de ameaças telefónicas, mas também de confrontação física.
Não sei se o número de telemóvel disponibilizado nesta mensagem corresponde ao verdadeiro contacto telefónico de Pedro Proença, mas, independentemente disso, não nos podemos esquecer que, ainda recentemente, este mesmo árbitro - um assumido adepto e sócio do clube da Luz -  foi vítima de uma agressão cobarde, perpetrada por um adepto benfiquista em pleno Colombo, o que demonstra bem os níveis de desespero e de fanatismo a que esta gente chegou. Perante a pressão a que estará sujeito e a coacção de que tem sido alvo, estará este homem em perfeitas condições psicológicas para garantir a isenção das suas decisões?

8 comentários:

  1. Pois mas essa mensagem que transcreves surge na sequência dum rumor recente, levantado por uma testemunha identificada, que alega ter visto o Pedro Proença a sair do Dragão, após o Porto-Feirense... É disso que se fala, neste momento.

    ResponderEliminar
  2. Quanto a esse boato fica aqui a minha opinião:

    http://tascadepalmeira.blogspot.com

    Adicionem o nosso blog :)

    ResponderEliminar
  3. Ah, então está explicado. Justifica-se que queiram partir os dentes ao Proença (outra vez) porque há um rumor, provavelmente levantado por um adepto do Benfica, que viu alguém parecido com o árbitro sair de um estacionamento às 10h da noite... É por estas e por outras que o Benfica é um clube cada vez menos merecedor de respeito, não há pachorra para tanta hipocrisia, infantilidade e irresponsabilidade.

    ResponderEliminar
  4. E já agora, eu também vi o Papa Bento XIV sair de uma mesquita muçulmana às 4h da madrugada, montado numa carroça puxada por dois jumentos. Quando o apanhar vou-lhe partir os dentes!

    TENHAM VERGONHA!

    ResponderEliminar
  5. 1 - Como adepto benfiquista condeno veementemente este tipo de atitudes, comentários ou (ainda pior) accões. Já o disse e escrevei noutros foruns, muitos deles do meu clube. Outros então nem os frequento, como já tive oportunidade de escrever aqui.

    2 - Condeno também toda a forma de parcialidade extrema, como a que vezes sem conta aqui é exercida neste espaco. Este post que critica, e bem, atitudes sem nexo, fecha os olhos aos inumeros casos de igual comportamento em blogs afectos ao FCP (ou mesmo orgaos de comunicacao online).

    3 - " o que demonstra bem os níveis de desespero e de fanatismo a que esta gente chegou", espero que se refira ao numero reduzidíssimo de adeptos do Benfica que incorre neste tipo de comportamentos. Ao generalizar por omissão, está a ter precisamente o tipo de comportamento extremista que alimenta este tipo de ódios irracionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ao generalizar por omissão, está a ter precisamente o tipo de comportamento extremista que alimenta este tipo de ódios irracionais."

      Eu aceito os seus comentários desde que sejam feitos com cortesia e respeito, quer pela minha pessoa, quer pelo meu clube, mas não lhe admito que minta a meu respeito. Nunca escrevi nada neste blogue que possa ser encarado como fomento de comportamentos violentos, excepto para as mentes doentias que, na incapacidade de se confrontarem com as verdades incómodas, interpretem na livre expressão alheia um argumento para a violência. Comparar as minhas opiniões escritas com os actos odiosos dos seus correlegionários que, assumindo-se como "braço armado do Benfica", procuram condicionar as actuações dos árbitros em favor dos seus interesses pela implementação do terror, é um insulto que não pretendo voltar a tolerar.

      Eliminar
    2. Esclarecendo: não quis por um momento equiparar os seus posts aqui com a incitacão clara e objectiva à violência que criticou. Se os colocasse no mesmo patamar, não estaria sequer aqui a comentar o que quer que fosse, tal como não comento no blog onde essas mensagens foram publicadas, apesar de ser afecto ao meu clube. A minha crítica diz respeito à forma, na minha opinião, de extrema parcialidade com que analisa a realidade futebolística nacional, fechando os olhos a "pecadilhos" quando vestem de azul e branco, mas clamando por justica quando há "atrocidades" e "escandalos" porque vestem de vermelho e branco. Há claramente dois pesos e duas medidas neste espaco, uma falta de coerência que vai para além do que considero razoável, e que alimentam de forma indirecta o acirrar dos espíritos já em si voláteis do adepto de futebol médio. Aqui (como noutro espacos, de outras cores) peca-se muitas vezes por generalizacão e/ou simplificacão grosseiras, que não sendo em si mesmas catalizadoras de violência, não deixam de perpetuar guerras e tricas baseadas em opiniões a rocar o facciosismo (talvez devesse ter usado esta palavra em vez de "extremismo"). Usando uma metáfora, as suas opiniões aqui não acendem a fogueira, mas lá que vão pondo madeira na pilha, isso vão...

      Eliminar
  6. caríssimas(os),

    se num Passado recente fui lesto a criticar o Vítor Pereira, hoje e porque não sou ingrato, quero agradecer-lhe pela imensa alegria que me proporcionou.
    muitos parabéns!, Vítor!
    (também) mereces o resultado do jogo de ontem!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar