quinta-feira, 22 de março de 2012

Sport Lisboa e Batota IV

«Em resposta às acusações de Vítor Pereira, Jorge Jesus negou que as suas equipas trabalhem os bloqueios ofensivos como estratégia de jogo, mas alguns jogadores que no passado foram treinados por ele contrariam-no. O enfoque nas bolas paradas é, dizem, uma das chaves do seu sucesso. E os ditos bloqueios podem não ser uma invenção dele, mas fazem parte da estratégia usada para vencer jogos. Luís Filipe, lateral do Olhanense, nunca tinha ouvido falar de tal coisa antes de ser treinado por Jesus. André Leone já os conhecia do Brasil, mas aprofundou a técnica no Braga. "Treinávamos, e muito! Até era ele [Jesus] que nos atirava a bola com a mão, para ser mais preciso do que se fosse com o pé", frisou. "Eu até podia cair no lance, mas o que importava era tapar o caminho ao adversário. Nem me preocupava com a bola. Virava-me de costas para ela e abria os braços em direção ao adversário", explicou a O JOGO.

O ex-árbitro Jorge Coroado não tem dúvidas: se é isso que Jesus pede, então os árbitros pecam ao não assinalar falta. "Jesus é inteligente no aproveitamento do que é a regra, que, não sendo específica, atira para o primeiro parágrafo da Lei 5: a opinião do árbitro", explica, acrescentando que no clássico, como noutros jogos do Benfica, deveriam ser assinaladas várias infrações: "Fazem mais faltas nestas situações do que as outras equipas." A fronteira entre legal e ilegal provoca desacordo entre os jogadores ouvidos por O JOGO.

A estratégia é clara, mas a forma de a explorar só choca João Guilherme, do Marítimo, e Gaspar, do Rio Ave. "O Benfica não faz falta uma, duas ou três vezes; faz sempre. Ainda não vi nenhuma assinalada. No final de uma recente reunião de arbitragem, o próprio Vítor Pereira [líder do Conselho de Arbitragem] disse que bloqueios acontecem no basquetebol; no futebol, chamam-se obstruções. Se o avançado mete a bola na frente e é obstruído, marcam falta. Por que não o fazem também quando se trata de um lance de bola parada?", pergunta o defesa do Rio Ave, que recorda os tempos de Belenenses e a insistência com que Jesus abordava esse tipo de trabalho. "Se eu fosse árbitro e visse um defesa de costas para a bola, ficava duplamente atento. Se não olha para a bola é porque só procura obstruir o homem", justifica. João Guilherme partilha da opinião. "O Benfica faz muito isso. Mas é falta. Se os árbitros não marcarem, eles ficam com grande vantagem. Senti isso em todos os cantos e livres dos jogos frente ao Benfica", reclama o maritimista.

O FC Porto acredita no mesmo. Antes de Vítor Pereira o denunciar, já se temia o uso abusivo dos ditos bloqueios e, na reunião que antecedeu o jogo, o delegado portista tratou de pedir especial atenção ao árbitro Artur Soares Dias.»

In O JOGO

Que mais provas serão precisas para que se puna a batotice?

7 comentários:

  1. Se fosse ao contrário e este artigo saisse n'A Bola, teríamos aqui 3 parágrafos sobre a "corrupta imprensa lisboeta". Como foi o jornal O Jogo, a unica fonte idonea de noticias desportivas em Portugal, já é um relato sério e credível. Mesmo apesar de o maior crítico seja um ex-jogador do FCP e ainda assim o artigo refira:

    " A fronteira entre legal e ilegal provoca desacordo entre os jogadores ouvidos por O JOGO."

    (E já agora, que no tribunal d'O Jogo nem todos os arbitros tenham concordado que houve falta nesse lance. Se de facto é necessário regulamentar mais especificamente esta questao, entao que se faca. Que Jorge Jesus acha que o fair play é uma treta, já todos sabemos. Eu não aprecio, e já estou farto de dizer aqui que estou muito longe de ser fã do rapaz. Mas o que é facto é que ele está a explorar situacoes de jogo que acontecem em todos os jogos. Podem nao ser treinadas sistematicamente (enfim, vamos acreditar nisso), mas toda a gente que ja jogou futebol minimamente a serio sabe da danca do agarra que ha sempre dentro da area.

    Fazer disto uma questao nacional, e na altura em que é, tresanda a propaganda Pintista e tem eco imediato por todos os canais da causa (como este espaco). No final do jogo do campeonato, Jorge Jesus teve afirmacoes infelizes sobre o arbitro auxiliar. Gastaram-se linhas sobre isso aqui, dissecando o mau caracter e o mau perder de JJ e LFV. Desta vez o Porto perde (com justica), há uma clara campanha concertada para desviar atencoes e minimizar a derrota, e o que nos outros é mau perder agora é uma luta contra a batota.

    É isto que você faz vezes e vezes sem conta e continua sem se aperceber. E assim continuará, porque isto é crónico...

    ResponderEliminar
  2. Estes lampiões são uns moralistyas do caralho, quando perdem insultam toda a gente, acusam os árbitros de roubarem intensionalmente contra eles, é uma festa! Quando ganham já vem dar lições de moral! Diz-me qual é o teu blog para eu ir lá ver se és assim tão siento como queres que os outros seijam, ou só sabes criticar os outros e não dás o exemplo?

    ResponderEliminar
  3. Nao tenho blog. Mas pode ler o meu historico de comentarios neste espaco para (espero eu) poder confirmar que nao insulto ninguem, muito menos quando perco. Aliás, quando o Benfica perde mais depressa olho para dentro e culpo a estrutura/plantel do meu clube do que atiro tiros para o ar a criticar os arbitros ou os adversarios. A serio, se tiver paciencia (e tempo), é facil encontrar os meus comentários aqui. Leia-os para confirmar e esteja à vontade para criticar depois disso.

    ResponderEliminar
  4. Bloqueios?... eh eh!

    Bloqueios é isto... Mas disto não falam. http://bola7inc.files.wordpress.com/2012/03/corruptos2bna2bchoupana2bpenalty.jpg?w=300

    ResponderEliminar
  5. ó jota, você escreve sem ç e sem acentos nas vogais que os levam, não estará você por acaso em Los Angeles?

    ResponderEliminar
  6. Caro anonimo, nao estou em Los Angeles (nao percebi a associacao) mas tambem nao estou em Portugal, de facto. O teclado nao tem cedilhas e os acentos mais frequentes sao outros.

    ResponderEliminar
  7. Estás enganado, ó lampião Araújo! Bloqueio é isto :

    http://www.youtube.com/watch?v=ogh0kMFqqbw&feature=player_embedded

    Queres melhor bloqueio do que deixar os pitões marcados na perna do adversário?

    ResponderEliminar