terça-feira, 11 de junho de 2013

As melhoras, sr. Otávio Ribeiro

Otávio Ribeiro é mais um daqueles jornalistazecos de meia-tigela que pululam na corrupta imprensa lisboeta, bem conhecidos de todos nós por, tal como os touros, não conseguirem disfarçar a sua atracção pelo vermelho. Como bom benfiquista que é, ainda anda por esta altura a tentar digerir o melão indigesto que o seu clube lhe serviu em prato de plástico, tarefa essa que, a julgar pela azia que transparece nos seus artigos de opinião, não se tem afigurado nada fácil.
Depois de ter ajudado a encher os peitos encarnados de desmedidas ilusões e irrealistas expectativas, o director do Correio da Manhã vem agora em busca de vitórias morais e de justificações alternativas para a hecatombe que se abateu sobre as pobres cabeças encarnadas. 
Como é fácil de constatar para qualquer observador distante, o desastroso final de época do Benfica deve-se unicamente à incompetência de um treinador medíocre e à sobranceria de um clube que gosta de se pôr em bicos de pés, tomando como certas as vitórias ainda antes delas acontecerem, mas esta realidade não serve para acalmar as conturbadas mentes encarnadas. Qualquer benfiquista que se preze não se satisfaz com as verdades nuas e cruas, principalmente quando estas o obrigam a olhar exclusivamente para o seu umbigo. Há, portanto, que engendrar enredos mais rebuscados, de preferência envolvendo os árbitros e os odiados inimigos do Norte, nem que para tal se tenha de inventar estúpidas relações de causa/efeito. É disto que o povo gosta, é isto que a imprensa lisboeta dá.

No seguimento desta política, Otávio Ribeiro publicou hoje um artigo de opinião onde afirma o seguinte:

«Com a contratação de Paulo Fonseca, o eterno presidente do FC Porto visa apostar num valor emergente da nossa excelente escola de treinadores e também reforça o agradecimento ao Paços de Ferreira por aquele passeio ameno na última jornada da Liga.»

Sub-repticiamente, este canalha (desculpem o termo, mas há que chamar os touros pelos nomes) insinua que a contratação de Paulo Fonseca ao Paços de Ferreira tratou-se, em certa medida, do pagamento de um favorecimento da equipa minhota ao FC Porto no jogo que ditou a conquista do título. Sem nada que sustente tamanha acusação, levanta suspeitas gratuitas sobre a existência de um crime de falseamento de resultados, pondo assim em causa o próprio desfecho de todo o campeonato.  

Recorde-se que, antes de defrontar o clube da Luz, o presidente do Marítimo afirmou publicamente que nada faria para evitar que o Benfica fosse campeão, mas não há registo de qualquer reacção de Otávio Ribeiro a tal afirmação. Pois eu nem quero imaginar o que diria o director do Correio da Manhã se tivesse sido o presidente do Paços de Ferreira a fazer semelhante afirmação antes de defrontar o FC Porto. Com toda a certeza, por esta hora, não se limitaria a levantar meras suspeitas, mas a exigir a impugnação do campeonato.

Compreendo que os dirigentes dos dois clubes nortenhos tenham mais que fazer do que se preocuparem com escumalha desta estirpe. Se o fizessem, perderiam tempo e recursos preciosos em inúmeros e infindáveis processos judiciais. No entanto, é revoltante que, num estado de direito democrático, haja gentalha que julgue que a carteira profissional de jornalista - e os direitos que lhe estão associados - possam servir para a manifestação abusiva de opiniões pessoais que mais não são do que o explanar de frustrações e ressabiamentos clubísticos. 
Na falta de melhor solução, resta-nos aconselhar o director do Correio da Manhã a consultar um médico no sentido de lhe ser receitada uma pomada para o inchaço da cabeça e um antiácido para a azia. As melhoras, sr. Otávio Ribeiro.

4 comentários:

  1. Olá!

    Podemos fazer uma troca de links entre blogues por favor?

    O meu é: http://davidjosepereira.blogspot.pt/

    Muito Obrigado!

    Depois passem pelo meu a confirmar a troca,
    para eu também adicionar o vosso blogue aos meus links.

    ResponderEliminar
  2. Magistral.

    Grande artigo. Ando com esse Otário Ribeiro atravessado garganta faz tempo.

    ResponderEliminar
  3. caríssimo,

    obrigado! pela partilha de "tão nobre" conteúdo.
    de facto, o sr. octávio (igualmente malvado, como o outro, para lá de manhoso) deve estar com um melão de todo o tamanho :D
    (quando estiver maduro, estará pronto para ser comido - o melão, claro! :D )

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Este otário ribeiro quando coloca notícias relacionadas com o FCP no lixo da manhã tv, não faz por menos e coloca como comentador destas notícias nada mais nada menos que o porco(porco nos 2 sentidos, já que pelos vistos não gosta de tomar banho também) joão malheiro!!!

    E qualquer dia destes, se o porco não der conta do recado, o comentador será o leonor pinhão, e se também não ficar satisfeito, mete lá o porco gomes da silva para comentar, e se ainda não for suficiente, de certeza que coloca o orelhas em pessoa para comentar as notícias do FCP!!!

    Deve ser em nome da "verdade desportiva" que o otário malheiro escala figurinhas isentas e imparciais como o porco malheiro para comentar assuntos do TRICAMPEÃO:-)

    Só pode!!!

    ResponderEliminar