quinta-feira, 20 de junho de 2013

Papagaios num galinheiro só podia dar confusão

Passando os olhos pela blogosfera, nota-se hoje uma diferença abismal nos ambientes que se vivem nos blogues afectos ao FC Porto e ao Benfica. De facto, se o Dragão transpira paz e sossego, com os adeptos a debaterem serenamente as saídas de jogadores por verbas avultadas e a entrada de novas promessas que nos enchem de renovadas esperanças para o sucesso da próxima época, já no galinheiro da Luz parece estar instalada a confusão. Tudo porque, na sequência das notícias trazidas a público recentemente pelo Correio da Manhã dando conta do alegado interesse do Benfica no (ainda) guarda-redes do Sporting Rui Patrício, o clube da Luz publicou ontem um comunicado no seu site oficial que espelha bem o nível rasteiro do seu autor:

«Pelo segundo dia consecutivo, o Correio da Manhã insiste em contactos do SL Benfica pelo guarda-redes do Sporting Rui Patrício. Ou as fontes do jornal fumam substâncias proibidas ou, então, é o jornalista que assina a peça.
Não há, nem houve contactos por Rui Patrício. A notícia é falsa, mas as substâncias
proibidas devem ser boas, dada a insistência do referido jornal diário na falsidade.
Quanto a Fábio Coentrão, é bom recordar que o jogador foi vendido, há dois anos, ao Real Madrid por 30 milhões de euros.»

Não sejamos hipócritas. Que o Correio da Manhã é regido pelos princípios da pulhice e do chico-espertismo já todos nós sabemos e não me custa admitir que o Benfica possa ter motivos para se sentir indignado com o comportamento de um pasquim que é useiro e vezeiro neste tipo de artimanhas para vender papel. Aliás, se há clube que já por muitas vezes sentiu na pele a perseguição dessa gentalha é precisamente o FC Porto, para revolta dos portistas e gáudio dos benfiquistas. Eu próprio escrevi aqui recentemente um texto onde, de forma veemente, manifestei o asco que pseudo-jornalistas como Otávio Ribeiro e Querido Manha me causam com os seus artigos de opinião populistas e demagógicos que mais não são do que o extravasar de frustrações clubísticas. Mas convenhamos que deve existir uma grande distância entre aquilo que pode ser escrito num blogue por um mero adepto como eu e a mensagem oficial transmitida pela direcção de um clube. Nessa perspectiva, acusar os jornalistas de fumarem substâncias proibidas vai muito além daquilo que se pode considerar aceitável, principalmente porque tal acusação é feita sem qualquer fundamento concreto, mas apenas com o intuito de achincalhar e descredibilizar.
O que é certo é que, por razões desconhecidas, o referido comunicado desapareceu hoje do site oficial do Benfica, o que só veio aumentar a celeuma e o mal-estar. Se, por um lado, há benfiquistas que contestam o teor da linguagem utilizada, conscientes de que a mesma não se coaduna com a imagem de grandeza que defendem para o seu clube, outros há que se manifestam revoltados pela retirada abrupta do comunicado naquilo que consideram ser uma demonstração de cobardia por parte da sua direcção.
Recorde-se que ainda recentemente o mesmo clube emitiu um comunicado informando o público da sua intenção de não comparecer à final de hóquei em patins, a disputar no Dragão Caixa com o FC Porto, mas, logo no dia seguinte, outro comunicado dava conta da inversão de intenções. Ora, independentemente dos motivos que levaram a tal procedimento, uma coisa me parece indiscutível: estes constantes volta-faces espelham a desordem e a falta de liderança que reina no clube da Luz, onde alguns papagaios parecem usufruir de uma estranha liberdade para emitir comunicados sem pés nem cabeça, escritos num linguajar próprio da ralé, perante a passividade de uma direcção que, incapaz de os controlar, se limita a ir limpando a esterqueira causada por tais aves raras.

4 comentários:

  1. Linguagem de ralé? Linguagem imprópria? Olha quem fala! Se há clube que utiliza essa linguagem são os adeptos do Porto! Já se esqueceram do que cantam continuamente?

    Será que a ironia e o sarcasmo é exclusivo do Papa dos peidos?

    E se soubessem interpretar o português reparariam que o comunicado não acusa ninguém de fumar o que quer que seja.
    Quando a inteligência não chega para tudo a estupidez toma-lhe o lugar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hey Manuel,

      Just to let you know in case you have selective amnesia (and I don't mean the amnesia your President and his No Name Boys like to sell ... along with Colombian white powder and weapons, proven in a Court of Law), it was your clever lottery millionaire fan who called your chicken a seagull so it seems a little "ironic" that you preach about stupidity to others when your own supporters can't tell the difference between a chicken and a seagull (little clue: seagulls fly high and chickens don't is one way to differentiate)

      If you know how to "read english" then you can see that I am explicitly saying that the VAST (almost all for that matter) majority of Benficava / Benficou (last century during the black and white days) are ignorant bums who instead of thinking rationally for themselves (as demonstrated here by the FC Porto fans in being able to love and still question PDCs comments or decisions) just nod your heads like those little dogs in the back of cars. Its much easier to just think about all the big names that LFV feeds A Bosta and the other media sources at his disposal.

      Having to think as to why you are always losing is too hard and involves having to think. When your players celebrated in Madeira, nobody questioned that. When JJ said that "os jogadores queriam defender" after the Kelvin rape (sorry to remind you of that but I doubt you have forgotten) nobody was inteleigent to ask: Well who is in charge here? The players or the manager? Why is Gaitans individual goal a "produto dos treinos" and your defeats are the players fault.

      VP might have annoyed me a lot of times throughout his time at FC Porto but I have always been able to see that he always showed his face and took blame. When he highlighted something true like Benficavas' blocks or Capela style refereeing he was ridiculed. When JJ consistently shows his ego driven loser attributes your illiterate supporters just nod and smile for they are happy sheep.

      I am not trying to offend you just trying to reward your time on an FC Porto fan site with a bit of advice that you can take back to your fellow "gaivotas" and hopefully some of them can wipe away the tears and maybe see a bit clearer.

      Eliminar
  2. "Se há clube que utiliza essa linguagem são os adeptos do Porto!"
    Mas então em que ficas? São os adeptos ou é o clube ?
    Mais uma gayvota desorientada

    ResponderEliminar
  3. "Se há clube que utiliza essa linguagem são os adeptos do Porto! Já se esqueceram do que cantam continuamente?"

    Que fique registado que a menina Manelinha estabeleceu uma comparação directa entre um acto oficial do seu clube e... os cânticos das claques! Será preciso dizer mais sobre o nível do comunicado em causa?

    "E se soubessem interpretar o português reparariam que o comunicado não acusa ninguém de fumar o que quer que seja."

    Admito que os meus conhecimentos de português possam ser irrisórios quando comparados com a douta formação académica da menina Manelinha nessa área, aliás bem espelhada no nível de linguagem que normalmente utiliza nos seus comentários. Talvez por isso me pareça que, onde se diz "Ou as fontes do jornal fumam substâncias proibidas ou, então, é o jornalista que assina a peça" estão efectivamente a fazer uma acusação directa. Mas... quem sou eu para contradizer a menina Manelinha?

    "Quando a inteligência não chega para tudo a estupidez toma-lhe o lugar!"

    Sim, até aí já eu tinha chegado...

    P.S.1 - Folgo em ver que O Porto é o maior, carago! consta na lista de blogues seguidos pela menina Manelinha. Só assim se compreende que, poucas horas após a publicação do meu artigo, já pudéssemos contar com o seu comentário.

    P.S.2 - Lamento ter de relembrar a Manelinha de que o seu prognóstico para o confronto entre o FC Porto e o Benfica no Dragão falhou redondamente. Em vez dos 1-3 que previu, o resultado saldou-se numa vitória favorável aos Dragões que abriu caminho para a reconquista do título. Tal como eu diagnostiquei aqui, o Benfica caiu e espalhou-se redondamente a todos os níveis. Temos pena.

    Desejo-lhe as melhoras.

    ResponderEliminar