sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Leonardo Jardim, o maduro

Instado pelos jornalistas a pronunciar-se sobre o derby lisboeta de amanhã, Paulo Fonseca afirmou:

«Disse desde o início que o Sporting estava mais forte. Está pronto para entrar nesta luta, acredito no Sporting.»

Parece-me evidente que o treinador do FC Porto se limitou a fazer uma análise com base nas boas prestações que o Sporting teve neste início de época, designadamente nas duas vitórias obtidas com goleada. Mas, mesmo que por detrás das suas palavras existisse uma segunda intenção, não creio que a forma correcta e respeitosa com que as proferiu justificasse uma resposta tão azeda como aquela que mereceu do seu congénere leonino:

«É uma opinião pouco consistente, estamos com duas jornadas do campeonato e é imaturo estar a avaliar uma equipa com duas jornadas. Alguns têm essa capacidade, eu não tenho.»

O Porto e o Benfica já se assumiam como candidatos ao título ainda antes da liga começar, não porque sejam imaturos ou tenham a capacidade de adivinhar o que vai acontecer, mas simplesmente porque entram na competição com ambição e consciência do seu valor. Já o treinador do Sporting, ao fim de duas jornadas e outras tantas vitórias, parece ainda não saber o que esperar da sua equipa, a ponto de (pasme-se!) achar imaturo considerá-la pronta para lutar pelo título. Enfim, cada qual é como é, mas a mim cairia muito mal escutar tais palavras do treinador da minha equipa.

P.S. - Faz hoje precisamente um ano que previ aqui que o Sporting não passaria do 6º lugar e não falhei. Este ano não me arrisco a fazer tal premonição, precisamente porque o Sporting me parece mais forte e melhor orientado. Mas isto, certamente, é porque sou imaturo...

Sem comentários:

Enviar um comentário