sexta-feira, 16 de maio de 2014

Porto vs Benfica - Finais europeias nos últimos 30 anos

Quis o destino que o FC Porto e o SL Benfica tenham disputado, nos últimos 30 anos, exactamente o mesmo número de finais da Taça/Liga dos Campeões Europeus e da Taça UEFA/Liga Europa: duas de cada competição, num total de quatro para cada emblema. Uma análise comparativa dos dados estatísticos revela, no entanto, uma realidade muito distinta entre as performances das duas equipas:



Desta análise retiram-se algumas ilações importantes:

1) O Porto venceu as quatro finais que disputou nas três últimas décadas. O Benfica perdeu todas.

2) O Porto alternou a conquista da Liga dos Campeões Europeus com a Liga Europa. Já o Benfica, desde 1990 só disputou finais da 2ª competição mais importante da UEFA.

3) No cômputo das quatro finais, o Porto teve menos tempo de jogo do que o Benfica, visto que só num caso os dragões foram forçados a prolongamento (frente ao Celtic de Glasgow). As águias tiveram dois prolongamentos (frente ao PSV e ao Sevilha).

4) No total, as duas quipas sofreram exactamente o mesmo número de golos (3). No entanto, o Porto marcou três vezes mais golos do que sofreu (9), enquanto que o Benfica marcou apenas um terço dos golos que sofreu (1).

5) O Porto marcou nove vezes mais golos do que o Benfica, pese embora os encarnados terem tido mais tempo de jogo.

6) A diferença de golos marcados e sofridos pelas duas equipas é abissal. O Porto tem um saldo positivo de 6 golos, enquanto que o Benfica apresenta um saldo negativo de -2.

7) O Porto nunca teve de decidir uma final por pontapés da marca de grande penalidade nestas duas competições da UEFA. O Benfica perdeu duas dessa forma, após empatar a zero golos no tempo regulamentar (com o PSV e o Sevilha).

Outras leituras se poderiam fazer destes dados, mas parece evidente que a diferença de sucesso internacional dos dois rivais não se explica pelas arbitragens, maldições e outras tretas do género. Se a imprensa lisboeta fosse mais séria e isenta, se não se preocupasse tanto em escamotear aos olhos do público todos estes factos incómodos que põem em causa a imagem de grandeza fictícia que tanto se esforçam por manter, talvez o Benfica não estivesse agora a lamentar mais uma final perdida. Mas isto é apenas a minha opinião.

4 comentários:

  1. @ Rodrigo

    «outras leituras se poderiam fazer destes dados»

    eis uma interessante, tendo por base o "zerozero":

    FC Porto
    » em 1986/1987 defrontou o FC Bayern München que, nessa época, sagrou-se tricampeão alemão...
    » em 2002/2003 defrontou o Celtic FC que, nessa época, terminou em 2º na Liga Escocesa e, em 2001/2002, fora... campeão
    » em 2003/2004 defrontou o AS Monaco FC que, nessa época, terminou em 3º na Liga Francesa e, em 2002/2003, terminara em 2º
    » em 2010/2011 defrontou o SC Braga que, nessa época, terminou em 4º na Liga Portuguesa e, em 2002/2003, terminara em 2º

    5lb
    » em 1987/1988 defrontou o PSV Eindhoven que, nessa época, sagrou-se tricampeão holandês...
    » em 1989/1990 defrontou o AC Milan que, nessa época, terminou em 2º na Liga Italiana e, em 1988/1989, fora... 3º
    » em 2012/2013 defrontou o Chelsea FC que, nessa época, terminou em 3º na Liga Inglesa e, em 2011/2012, terminara em... 6º
    » em 2013/2014 defrontou o Sevilla que, nesta época, é o actual 5º da Liga Espanhola e, em 2012/2013, terminara em... 9º

    conclusão:
    o FC Porto nunca defrontou, de há trinta anos a esta data, em finais de competições europeias, um clube abaixo do 2º lugar na época imediatamente anterior e que, na época em causa, terminasse o seu campeonato abaixo do 4º lugar

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Está no limite, mas creio que ainda está no período dos 30 anos.

    http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=294298


    Foi pena é termos perdido...e da forma que foi! GRANDE ZÉ BETO!

    Abraço

    HS

    ResponderEliminar
  3. Sim, faz hoje precisamente 30 anos que o Porto perdeu com a Juventus por 2-1. Eu pensei em incluir esse jogo na análise que publiquei (ou podia ter esperado até amanhã para que deixasse de fazer sentido incluí-lo ;) mas o interesse, neste caso, é comparar o mesmo número de finais disputadas pelo Porto e o Benfica na Liga dos Campeões e na Liga europa.

    Abraço

    ResponderEliminar